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Fundeb e a valorização da educação pública: limites na remuneração do magistério de São Luís – MA
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Palavras-chave

Fundeb. Financiamento da Educação. Valorização do Magistério

Como Citar

MARTINS, Regina Sheila Bordalo; CARDOZO, Maria José Pires Barros. Fundeb e a valorização da educação pública: limites na remuneração do magistério de São Luís – MA. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 160–177, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642703. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642703. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O artigo aborda a política de fundos no contexto da Reforma do Estado Capitalista, desvelando as concepções de financiamento educacional e a consequente vinculação constitucional dos recursos destinados à educação pública. A análise apresenta as limitações dessa política de fundos, considerando o Fundeb,diante dos ínfimos recursos destinados para a educação pública.Apresenta a aplicação dos recursos do Fundeb no período de 2007-2013, analisando os impactos na valorização do Magistério Público da rede municipal de São Luís - MA, principalmente no que concerne à remuneração salarial. Conclui-se que apesar do aumento dos recursos destinados à educação pública municipal pelo Fundeb, observou-se a diminuição do percentual aplicado com a remuneração dos professores e a consequente desvalorização profissional do Magistério Público.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642703
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