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As pessoas com deficiência no contexto da educação escolar brasileira
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Palavras-chave

Direito à Educação. Pessoas com Deficiência. Políticas Educacionais

Como Citar

FARIAS, Roseane Rabelo Souza; LOPES, Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo. As pessoas com deficiência no contexto da educação escolar brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 228–241, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642707. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642707. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As políticas educacionais brasileiras, em especial as que tem atenção às pessoas com deficiência, tem motivado uma série de pesquisas e estudos acadêmicos. O presente artigo analisa os principais condicionantes históricos e políticos da educação para essas pessoas, tendo como eixo a contextualização da educação como um direito que leva à formulação e à implementação de políticas públicas que não tem atingido a todos. Mostra-se que o direito à educação tem sido negado a uma parte significativa da população brasileira, incluindo as pessoas com deficiência.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642707
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