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Formação de professores na Parahyba do Norte
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Palavras-chave

Programa de ensino. Formação de professores. Parahyba do Norte.

Como Citar

ARAÚJO, Rose Mary de Souza. Formação de professores na Parahyba do Norte. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 232–245, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8644528. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644528. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo dar visibilidade aos saberes prescritos para a formação de professores para o magistério primário na Parahyba do Norte do século XIX. Nesse sentido, toma-se quatro espaços histórico-temporais onde esses saberes foram normatizados pelo poder público: 1884, 1886, 1892 e 1893. O corpo documental utilizado foi composto por: discursos e relatórios elaborados pelos presidentes da província paraibana, os relatórios dos diretores da instrução pública dirigidos aos presidentes provinciais, Leis e Regulamentos da Instrução Pública e a produção jornalística de época em nível local.O estudo está assentado nos referenciais de Thompson (1981), de Goodson (1995) e de Gramsci (1989). A partir da documentação disponibilizada, observa-se que predominaram os saberes de cultura geral, científica e moral no processo de formação dos professores primários na Província da Parahyba do Norte.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8644528
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Referências

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