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Lições do trabalho associado: educação, experiência e memória coletiva
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Palavras-chave

Trabalho e educação. Trabalho associado. Memória. História.

Como Citar

TIRIBA, Lia; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. Lições do trabalho associado: educação, experiência e memória coletiva. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 87–102, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8649210. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8649210. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Concentramo-nos na análise do trabalho associado, tomando como referência as contribuições de Edward Palmer Thompson sobre história e experiência de classe, bem como o conceito de memória coletiva de Maurice Halbwachs. Confrontando com as formas capitalistas de organização do trabalho, analisamos as dimensões técnico-produtivo e ético-políticas das relações entre trabalho e educação em experiências vividas por trabalhadores fabris durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e no Processo Revolucionário em Curso - PREC (Portugal, 1974-1975). Revisitamos essas experiências coletivas, considerando a memória transmitida e transformada no processo de instauração e de consolidação desses espaços/tempos históricos do trabalho de produzir a vida associativamente.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8649210
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