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Processo de trabalho e processo educativo: notas sobre o “período de ouro” da educação de adultos em Portugal
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Palavras-chave

Conselhos Operários em Portugal. Educação de Adultos. Produção e legitimação de saberes. Saberes do trabalho associado. Trabalho e educação

Como Citar

TIRIBA, Lia. Processo de trabalho e processo educativo: notas sobre o “período de ouro” da educação de adultos em Portugal. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 39, p. 104–118, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i39.8639720. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639720. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Focalizamos processos de educação de trabalhadores no contexto dos movimentos populares subseqüentes ao golpe militar de 25 de abril de 1974, o qual pôs fim ao regime fascista que perdurou 48 anos em Portugal. Registramos que as palavras de ordem e as práticas de “autogestão” e de “controle operário” delimitavam campos de luta que manifestavam formas distintas de conceber os significados e desafios políticos do que se denominou “período revolucionário em curso – PREC” (1974-75). Partimos da premissa de que esse momento histórico pode ser entendido como “período de ouro” da educação de adultos em Portugal, tanto no que diz respeito às aprendizagens proporcionadas pelos movimentos de ocupação de terras, casas, escolas, quartéis e fábricas, como também no que se refere às políticas públicas formuladas para os adultos trabalhadores. Destacamos que, inspirada no slogan “a libertação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores” (Estatutos Gerais da Associação Internacional dos Trabalhadores, de 1871), a Direção Geral de Educação Permanente (DGEP) do Ministério da Educação de Portugal indicava que educação de adultos seria obra dos próprios adultos.

https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639720
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