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Trabalho e educação infantil em Marx e Engels
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Palavras-chave

Trabalho infantil. Educação da criança. Marx e Engels e a Infância

Como Citar

LOMBARDI, José Claudinei. Trabalho e educação infantil em Marx e Engels. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 39, p. 136–152, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i39.8639722. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639722. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A problemática do trabalho e da educação infantil não tem sido objeto de minhas pesquisas e preocupações. Entretando acabei me debruçando sobre o tema em minha recente tese de livre-docência, motivado pelas críticas recebidas por Marx e Engels sobre o modo como trataram o trabalho infantil. A crítica recebida pelos fundadores do marxismo era quanto a defesa que fizeram do trabalho infantil e da articulação do trabalho com a escolarização. Fui adentrando no tema, buscando entendê-lo historicamente, buscando seguir um duplo e contraditório fio condutor: por um lado buscando verificar historicamente a contibuidade do uso do trabalho infantil, como uma característica da exploração capitalista, e que chega com significância ainda aos dias atuais; acabei buscando informações que demonstravam que ainda hoje pode-se constatar o uso do trabalho infantil, nos mais diferentes setores da economia e nos mais diferentes países; por outro lado, tendo em vista que o trabalho é característica fundamental para a existência do homem, sendo alçada inclusive como um princípio dos principios fundamentais da educação, na perspectiva marxista, busquei entender mais profundamentamente como Marx e Engels trataram do tema em suas obras. Essa é a problemática que buscarei tratar no presente artigo que, para efeitos expositivos, encontra-se dividido em quatro partes articuladas, sucessivamente buscando entender como contemporaneamente coloca-se a questão do trabalho infantil, em seguida situando a crítica feita a Marx e Engels e, depois, nas duas outras partes, adentrando na discussão feita por esses dois clássicos sobre esse tema.

https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639722
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