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Políticas evidenciadas em transições administrativas: em nome do compromisso com a mudança
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Palavras-chave

Políticas educacionais. Transições administrativas. História da educação

Como Citar

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Políticas evidenciadas em transições administrativas: em nome do compromisso com a mudança. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 39, p. 169–182, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i39.8639724. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639724. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As circunstâncias que envolvem as transições administrativas, apesar de legítimas e democráticas, insinuam certo ar de ruptura em relação às políticas educacionais desenvolvidas pela administração que termina, vinculando tais políticas aos planos de governos quadrienais. Com fundamento em tal premissa, o texto reflete sobre transições administrativas, bem como as políticas evidenciadas nestes momentos de transição, apoiado em uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa, realizada em uma rede pública municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, a partir do mapeamento de dezoito anos (1992-2010), ou cinco mudanças de administrações municipais. O objetivo principal residiu em reconstruir a história da educação recente desta rede de ensino, acompanhando cinco mudanças de governo e suas respectivas transições administrativas, sendo que a investigação foi desenvolvida dentro de duas abordagens: a análise de conteúdo, advinda de fontes documentais (jornais de circulação local e atas de reuniões) e a revisão bibliográfica temática. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a ruptura na elaboração e implementação de políticas educacionais é encarada como a forma autêntica de estabelecer as diferenças entre uma administração e outra, estabelecendo um compromisso com a mudança, para que seja marcada a alteração de poder.

https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639724
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