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Trabalho e educação: o método ergológico
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Palavras-chave

Atividade do trabalho. Pluridisciplinaridade. Ergologia. Trabalho prescrito e trabalho real. Relações sociais

Como Citar

TRINQUET, Pierre. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38e, p. 93–113, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38e.8639753. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639753. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar que a ergologia, um método pluridisciplinar inovador,permite abordar, com pertinência, a complexidade intrínseca da atividade humana do trabalho.Com o intuito de considerar o trabalho real e o prescrito, convém colocar em dialéticaos saberes elaborados pelas disciplinas científicas concernentes (saberes constituídos) comos saberes adquiridos (saberes investidos). Também será apresentado aqui, porque e comose deve apreender a complexidade da atividade humana do trabalho para abordar o conjuntode problemas que a constitui: a formação profissional, a prevenção dos riscos profissionais,a gestão dos Homens, a gestão econômica, etc. Para isso, desenvolveremos algunsconceitos chave da ergologia, tais como: atividade do trabalho, pluridisciplinaridade ergológica,função ontológica e antropológica do trabalho, desconforto intelectual, saber constituídoe saber investido, e explicitaremos as metodologias praticadas nessa abordagem:Dispositivo Dinâmico de Três Pólos (DD3P), Grupos de Encontro de Trabalho (GRT),ergoformação e ergogestão. Entretanto, como a atividade do trabalho está fortemente correlacionadacom as relações sociais no seio das empresas e das nações, o estado atual dessasrelações nem sempre favorecem processos de trabalho construtivos e humanistas.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639753
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