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Pistrak e Marx: os fundamentos da educação russa
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Palavras-chave

M. M. Pistrak. Educação Russa. Karl Marx. Socialismo. Trabalho

Como Citar

LUCENA, Carlos; FRANÇA, Robson Luiz de; PREVITALI, Fabiane Santana; LIMA, Antônio Bosco de; OMENA, Adriana. Pistrak e Marx: os fundamentos da educação russa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41e, p. 271–282, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41e.8639909. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639909. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa o pensamento educacional de M. M. Pistrak (1888-1937) no início do século XX na Rússia. Demonstra o contexto da instauração da revolução bolchevique, os elevados índices de analfabetismo e miséria, debatendo a necessidade de reconstrução russa a partir de bases econômicas, políticas e sociais antagônicas ao capitalismo em sua fase monopolista. A apropriação dos resultados do trabalho concreto e abstrato pelo conjunto da sociedade é entendida como primordial para a construção de uma sociedade superior. É nesse sentido que demonstramos a influência de pressupostos epistemológicos marxianos na obra de Pistrak, apontando a revolução enquanto um processo educativo e emancipatório da humanidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639909
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