Banner Portal
Relações entre o estudo e o trabalho em cuba: um modelo permeado por manifestações do marxismo-leninismo e do ideário de Martí
PDF

Palavras-chave

Educação em Cuba. Trabalho e Educação. Formação de Professores

Como Citar

LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas. Relações entre o estudo e o trabalho em cuba: um modelo permeado por manifestações do marxismo-leninismo e do ideário de Martí. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41e, p. 283–294, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41e.8639910. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639910. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo está vinculado à pesquisa realizada em Cuba, no período de 2001 a 2009, que procurou investigar as relações entre trabalho e educação no Sistema Nacional de Ensino cubano. O que se busca é discutir a percepção formativa de unidade entre o caráter laboral e a escola, dentro de uma concepção marxista permeada pelo ideário pedagógico de José Martí, envolvendo os vários subsistemas da Educação, dentre eles a Formação e o Aperfeiçoamento do Pessoal Pedagógico, com base nas experiências acumuladas em Cuba, desde 1959. O recorte prioriza a análise da conjuntura relacionada à aplicabilidade dos princípios de estudo e trabalho, que exercem significativa influência na educação dentro das transformações em curso nos centros escolares da Ilha, a partir do início do novo milênio. Para tal, destacam-se os trabalhos de Castellanos Simons (2001) e Rojas Arce (2005), fundamentais no embasamento desta investigação.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639910
PDF

Referências

ALARCÓN DE QUESADA, Ricardo. La Universalización de la universidad por un mundo mejor. In: ENCUENTRO DE EDUCACIÓN SUPERIOR. Habana, 2006.

CASTELLANOS SIMONS, Doris. Aprender en la escuela: una concepción desarrolladora. Habana: ISP “Enrique Varona”, 2001.

CASTRO RUZ, Fidel. Por el camino correcto. Habana: Política, 1989.

CASTRO RUZ, Fidel. Discurso pronunciado por el Presidente de Cuba Fidel Castro Ruz. In: ACTO DE GRADUACIÓN DE LA ESB EXPERIMENTAL J. MARTÍ, 23 jul.2005. Tabloide Granma, n.6, 2005.

CEREZAL MESQUITA, Julio. El Carácter laboral y politécnico de la enseñanza en la secundaria básica. In: GARCÍA RAMIS, Lisardo Propuesta curricular para la ESB actual. Habana: Pueblo y Educación, 2004. p.75-87.

CUBA (República de). Ministerio de Educación. Informe 2005. Disponível em: http://www.rimed.cu/pedagogicos.asp#. Acesso em: 12 set. 2005

CUBA (República de). Proyecto de escuela secundaria básica. Habana, vers. 7 abril 2003.

FREITAS, Luiz Carlos de. Neotecnicismo e formação do educador. In: ALVES, Nilda (org.) Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 2004.

KOHAN, Nestor. La Vitalidad del pensamiento radical latinoamericano. In: HART DÁVALOS, Armando. Marx, Engels y la condición humana. Habana: Ciencias Sociales, 2005a. p.11-29.

GÓMEZ GUTIÉRREZ, Luis. “Cuba: una revolución en la educación”. In: PEDAGOGÍA 2005. Encuentro por la unidad de los educadores. Habana, 2005.

MACHADO, Lucília R. de Souza. Socialismo, trabalho e educação: o trabalho como princípio educativo em Cuba. B. Horizonte: 1991. Tese (livre-doc.) Universidade Federal de Minas Gerais.

MANACORDA, Mário A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 1991.

MANACORDA, Mário A. O Princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

MARTÍ, José. Obras completas. La Habana: Ciencias Sociales, 1975.

PÉREZ LEMUS, Leonardo. Educación laboral y siglo XXI. Revista Educación. Habana: Segunda Época, n.103, p.30-34, mayo-ago. 2001.

ROJAS ARCE, Carlos. La Experiencia cubana en la realización del cambio educativo en la secundaria básica. In: PEDAGOGÍA 2005. Resumen. Habana, 2005.

RUIZ AGUILERA, Ariel. Teoría y práctica curricular. Habana: Pueblo y Educación, 2003.

VALLE LIMA, Alberto et al. La Transformación educativa: consideraciones. Habana: Pueblo y Educación, 2003.

UNESCO. Educación para todos, el imperativo de la calidad: informe da la EPT en el mundo. Paris: Organización de las Naciones Unidas, 2005. Disponível em: http://portal.unesco.org/education/es/ev.php. Acesso em: 20 maio 2010.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.