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O curso de pedagogia da FURG constituindo diferentes sentimentos de pertencimento
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Palavras-chave

Curso de Pedagogia. Diretrizes Curriculares. Pedagogo

Como Citar

VIEIRA, Suzane da Rocha; DIAS, Cleuza Maria Sobral; GOMES, Vanise dos Santos. O curso de pedagogia da FURG constituindo diferentes sentimentos de pertencimento. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 64–79, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640264. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640264. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho discute a trajetória do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, verificando as modificações pelas quais o curso e a universidade passaram nos últimos anos, face a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia-Licenciatura é analisado destacando seus objetivos, intencionalidades, bem como a organização curricular com o propósito de destacar as principais mudanças ocorridas no currículo do curso, considerando o fim das habitações e sua implicação na identificação dos estudantes com o curso, no perfil do egresso do curso, e, nesse processo, instituindo diferentes sentimentos de pertencimento ao curso. Por fim, verificou-se que o oferecido pela FURG atende a legislação vigente, apresentando um currículo bastante generalista, focado na formação de professores para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e possui a docência como eixo central da formação.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640264
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