Resumo
A problemática da organização do ensino nas classes multisseriadas tem sido amplamentediscutida por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, em especial por aqueles quevivenciam a realidade desta forma de organização no meio rural no norte do país. Esteartigo tem por objetivo discutir na literatura a organização do espaço e do tempo nasclasses multisseriadas, tendo como objeto de análise uma pesquisa com abordagemdescritivo-analítica de natureza qualitativa desenvolvida no Estado do Pará envolvendoquatro professoras que atuavam em classes multisseriadas. Durante a coleta de dadosrealizou-se entrevistas com as professoras e observação das aulas por um semestre letivo.Neste texto se utilizam as observações realizadas como principal fonte de dados. Notou-senas classes multisseriadas que o tempo efetivamente dedicado a cada série é infinitamentemenor que o recomendado pela legislação, embora as professoras cumpram os duzentosdias letivos preconizados pela LDBEN. Conclui-se indicando que tal problemática pareceinvisível aos gestores das políticas públicas e aos legisladores e caminha na contramão doque prevê a legislação educacional brasileira.Referências
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