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Desafios postos à educação do campo
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Palavras-chave

Educação do campo. Educação rural. Trabalho e educação

Como Citar

RIBEIRO, Marlene. Desafios postos à educação do campo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 50, p. 123–139, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i50.8640298. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640298. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo trata da educação do campo. Caracteriza-a na sua relação com o trabalho e trazalguns avanços desde sua conquista, na última década do século 20. A partir daí, apontadesafios que, neste século 21, terá de enfrentar para manter-se e ampliar-se, atingindo asfamílias dos agricultores em todas as regiões brasileiras,de modo a formar técnicosagrícolas comprometidos com a agroecologia, avançando para além da educação básica atéa formação em nível de graduação e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento.A reflexão sobre os desafios postos à educação do campo poderá contribuir para uma lutaque envolve a diversidade dos movimentos sociais populares, constituintes da unidadeMovimento Camponês, que a conquistaram. Trata-se da luta maior pela terra, através deuma reforma agrária na perspectiva de um projeto popular de sociedade, que incorpore aeducação do campo como afirmação do camponês, em confronto com a educação rural quenega o seu trabalho e a sua cultura.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640298
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