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Materialismo histórico e pesquisa em fontes: contribuições para a história da educação
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Palavras-chave

Pesquisa. Materialismo histórico. Fontes. História da Educação

Como Citar

TURMENA, Leandro. Materialismo histórico e pesquisa em fontes: contribuições para a história da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 24–36, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640345. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640345. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a pesquisa em fontes e o método científico Materialismo Histórico. Tal temática se justifica pela necessidade de analisar, as fontes numa pesquisa sobre história da educação, tendo por base um aporte teórico, ou seja, um método científico de investigação. Assumindo a característica de pesquisa bibliográfica, o texto está organizado em duas partes. Primeiramente, a discussão sobre o método do Materialismo histórico e pesquisa em educação e, posteriormente, o estudo e apontamentos sobre pesquisa em fontes. Consideramos que as fontes de pesquisa devem ser analisadas em totalidade, ou seja, estudadas a partir das íntimas conexões (mediações), evidenciando as contradições, dos aspectos gerais/universais e particulares/singulares
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640345
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