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A obra de Georges Snyders no cenário educacional brasileiro: introdução, apropriações e refluxo
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Palavras-chave

Georges Snyders. Pedagogia Histórico-Crítica. Educação

Como Citar

VIEIRA, Renata de Almeida. A obra de Georges Snyders no cenário educacional brasileiro: introdução, apropriações e refluxo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 285–298, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640363. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640363. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo, o qual corresponde a um recorte de uma pesquisa mais ampla, é dimensionar a influência, no Brasil, do educador francês Georges Snyders. Para tanto, apresenta-se o resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e interpretativo. Com o fito de explicitar como esse educador marxista tornou-se conhecido por aqui, aborda-se a respeito da introdução e repercussão de seu pensamento pedagógico no cenário educacional brasileiro, pensamento este que se constituiu em uma das referências basilares da Pedagogia Histórico-Crítica. São abordadas, ainda, as referências e apropriações de suas ideias e obras por autores brasileiros, bem como se apresenta um quadro atualizado do conjunto de seus livros e se discute acerca do refluxo da publicação de suas obras em língua portuguesa. Com base no resultado da pesquisa empreendida, sinaliza-se para a importância de estudos a respeito da obra snyderiana, uma vez que sua concepção pedagógica crítica e dialética tem potencial para promover uma compreensão atualizada de questões educacionais e escolares emergentes.

 
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640363
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