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Os cadernos de história do estado de São Paulo (2008-2010)
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Palavras-chave

Ensino de História. Organização do trabalho didático. Manual didático. Cadernos do estado de São Paulo. Feudalismo

Como Citar

ALMEIDA, Jémerson Quirino de; CENTENO, Carla Villamaina. Os cadernos de história do estado de São Paulo (2008-2010). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 62–77, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i60.8640548. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640548. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objeto a análise dos Cadernos de História do estado de São Paulo, instrumentos didáticos propostos a partir do ano de 2008, pela Secretaria da Educação/SP. Objetiva, por um lado, apreender as funções que exerceram na relação educativa e, por outro, evidenciar as características dos conteúdos veiculados. Como procedimento metodológico elegeu-se uma temática, o Feudalismo, e foram descritos os conteúdos e atividades relacionados nos Cadernos do 6º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio. Para tanto, incorporou-se a categoria organização do trabalho didático compreendendo-a na perspectiva marxista. Decorrem da análise algumas conclusões: 1) O Feudalismo é exposto aos alunos por meio de pequenos trechos documentais, sobressaindo imagens e mapas; 2) As fontes mais importantes são sugeridas e compreendidas como acessórias não garantindo que estas possam ser centrais ao trabalho didático; 3) Não se evidencia a existência de conceitos diferentes acerca do Feudalismo, encontrando-se, inclusive, simplificações conceituais.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640548
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