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A conformação do mercado editorial brasileiro a partir das últimas décadas do século XX e anos iniciais do século XXI: o caso do Grupo Abril
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Palavras-chave

Oligopólios editoriais. Capitalismo monopolista. Grupo Abril

Como Citar

SILVA, Iara Augusta da. A conformação do mercado editorial brasileiro a partir das últimas décadas do século XX e anos iniciais do século XXI: o caso do Grupo Abril. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 78–94, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i60.8640549. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640549. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O artigo visa debater a questão do mercado editorial nas esferas mundial e nacional na contemporaneidade, com destaque ao Grupo Abril. Na primeira parte do estudo, realizou-se uma análise do mercado editorial, em geral, buscando explicar a sua conformação no movimento da sociedade capitalista em seu estágio monopolista. Na segunda, procedeu-se uma discussão sobre a constituição histórica e a organização do Grupo Abril, tendo em vista a posição de destaque que ele ocupa no âmbito do mercado editorial brasileiro, em especial no ramo dos livros didáticos. Como procedimento metodológico realizou-se a análise de Relatórios (2008 a 2013) publicados no sítio oficial dos Grupos Editoriais investigados, de dados estatísticos sobre o movimento do mercado editorial e da produção acadêmica pertinente, visando compreender a natureza histórica da indústria editorial. No Brasil, como em outras partes do mundo, o processo de formação de grandes conglomerados no setor da indústria gráfica tem sido aprofundado e acelerado nas últimas décadas. No caso especial dos grupos editorais, a pesquisa revelou o interesse crescente de empresas de outras regiões do mundo em estabelecer negócios no território brasileiro, por meio de aquisições e fusões.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640549
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