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A instrução programada proposta por Skinner e o uso de recursos audiovisuais na educação: considerações sobre a pedagogia tecnicista no Brasil
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Palavras-chave

Pedagogia Tecnicista. Racionalização do Trabalho Pedagógico. Recursos Audiovisuais

Como Citar

FAHEINA, Evelyn Fernandes. A instrução programada proposta por Skinner e o uso de recursos audiovisuais na educação: considerações sobre a pedagogia tecnicista no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 273–283, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i60.8640560. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640560. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho discute a tendência pedagógica tecnicista predominante no Brasil entre a segunda metade da década de 1960 e início de 1970. Seu objetivo é refletir a racionalização do trabalho pedagógico difundido por tal tendência, assim como, compreender as razões pela qual a pedagogia tecnicista invocou a utilização de recursos audiovisuais na educação, sobretudo a TV, procurando, desse modo, instaurar um projeto de modernização no país e adequação às transformações tecnológicas da época. Do ponto de vista teórico-metodológico, este trabalho está situado na esteira da teoria do Capital Humano de Theodore Schultz (1967), na teoria comportamental de Skinner (1972) e nos desdobramentos editoriais da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos dos anos 1966, 1967 e 1969, focadas na discussão do uso de recursos audiovisuais na educação. Tal abordagem permite a configuração de profícuo instrumento no entendimento da pedagogia tecnicista, cuja ênfase recai, por um lado, na racionalização do trabalho pedagógico, fundamentadas nos princípios da racionalidade, da eficiência e da produtividade e, por outro lado, no reconhecimento da eficiência dos meios pedagógicos, em particular, os recursos audiovisuais fomentados a partir da segunda metade da década de 1960.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640560
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