Banner Portal
A didática magna: uma obra precursora da pedagogia moderna?
PDF

Palavras-chave

Comênio. Pedagogia Moderna. História da Educação

Como Citar

GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes. A didática magna: uma obra precursora da pedagogia moderna?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 313–323, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i60.8640563. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640563. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A pedagogia contemporânea tem suas origens na modernidade, ou seja, um período da história marcado por intensas transformações econômicas, religiosas, sociais e de mentalidade. Foi em meio a este turbilhão de mudanças que surgiu Comênio e sua célebre obra Didática Magna. Perspicaz observador da nova realidade que se desenhava com o desfecho do mundo feudal e o nascimento da sociedade do capital, o autor protestante propunha outro modelo de educação que rompia com o ensino praticado no período medieval. A moderna pedagogia ia desde uma profunda reformulação dos métodos didáticos até a organização e funcionamento das instituições de ensino que deu origem ao atual modelo de escola. Na concepção de Comênio educar era também uma forma de salvar as almas. A educação permitiria ao indivíduo conhecer melhor Deus e Suas manifestações. Atento ao desenvolvimento científico de sua época, o mencionado pensador inovou ao imaginar uma metodologia de ensino em que o aluno teria contato direto com a natureza, perfazendo assim os mesmos passos que os pesquisadores percorriam para chegar a uma determinada resposta. Tratava-se de fato da pedagogia do aprender fazendo.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640563
PDF

Referências

BARROS, Roque Spencer Maciel de. Ensaios sobre educação. São Paulo: Edusp, Grijaldo, 1971.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.

COMÊNIO, João Amós. Didática magna. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1994.

GASPARIN, João Luiz. Comênio: a emergência da modernidade na educação. Petrópolis: Vozes, 1997.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

KULESZA, Wojciech Andrzej. Comenius: a persistência da utopia em educação. Campinas: Educamp, 1992.

PIAGET, Jean. Jan Amos Comênio. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2010.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2002.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.