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A Escola Nacional Florestan Fernandes: origens históricas e concepções teórico-práticas
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Palavras-chave

Escola Nacional Florestan Fernandes. MST. Ensino superior

Como Citar

MINTO, Lalo Watanabe. A Escola Nacional Florestan Fernandes: origens históricas e concepções teórico-práticas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 310–327, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642713. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642713. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A existência de uma escola nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é anterior à fundação da sede física da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em janeiro de 2005, e está vinculada ao desenvolvimento do MST como um movimento de dimensões nacionais. Nesse artigo apresentamos alguns aspectos históricos da fundação dessa escola, dos seus primórdios nos anos 1980/1990 até o período de consolidação e desenvolvimento em Guararema/SP, resultantes do projeto de pesquisa coletivo intitulado “Concepções teórico-práticas de educação e trabalho no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)”, financiado pelo CNPq e coordenado pelo Grupo de Pesquisa “Organizações e Democracia”, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, campus de Marília. Com relação ao objeto em foco, buscou-se apreender em que medida o MST pôs em prática a “pedagogia do movimento” para “ocupar” o nível superior de ensino. As principais conclusões do estudo indicam que a estratégia prioritária do movimento tem sido a de obter espaços e influência no sistema de ensino regular, secundarizando a perspectiva de construir uma escola superior própria, autônoma e voltada exclusivamente aos interesses do MST.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642713
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Referências

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