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A história da luta em defesa da educação pública no Brasil: questões para pesquisa
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Palavras-chave

Movimento Docente. Educação Pública. Capitalismo

Como Citar

BRAGA, Lucelma Silva. A história da luta em defesa da educação pública no Brasil: questões para pesquisa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 344–358, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642715. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642715. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho objetiva apontar alguns elementos, ainda em caráter preliminar, da história da luta em defesa da educação pública no Brasil no período compreendido entre a década de 1980 e anos 2000. As condições geradas com o alto endividamento externo e a fragilização das bases da economia nacional tornou a década de 1980 fecunda para a organização política da classe trabalhadora de modo geral e para o campo educacional, em particular, resultando numa organização de força coletiva sem precedentes na história da educação brasileira. A partir da década de 1990, com as reformas educacionais implementadas no bojo do Estado neoliberal e o avanço da ofensiva das classes dominantes pela hegemonia do capital, temos visto que o movimento de educadores passou por um processo de refreamento de sua capacidade de luta coletiva em âmbito nacional. A retomada de formas de resistência e enfrentamento coletivos, capazes de alterarem as condições históricas da educação brasileira, exige, entre outras coisas, compreender em profundidade as especificidades dessa história de luta dos educadores para apreender-se lições que sinalizem quais são os elementos fundamentais na conjuntura atual de desenvolvimento das crises do capitalismo.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642715
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