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A pedagogia tecnicista e a organização do sistema de ensino brasileiro
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Palavras-chave

Tecnicismo. Objetivação do trabalho pedagógico. Tecnologia educacional.

Como Citar

SILVA, Andréa Villela Mafra da. A pedagogia tecnicista e a organização do sistema de ensino brasileiro. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 197–209, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8644737. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644737. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta as ideias básicas que constituem a pedagogia tecnicista com o objetivo de compreender o contexto em que essa tendência foi se delineando na organização do sistema de ensino brasileiro. Para tal, o texto mostra um breve retrospecto histórico do desenvolvimento do sistema capitalista com o objetivo de identificar os antecedentes históricos e as bases de sustentação teórica do modelo tecnicista de educação. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa bibliográfica. O referencial teórico tem aporte em autores como Libâneo (1982), Saviani (2007, 2008, 2010), dentre outros, que me auxiliaram na problematização do tema. Concluo que no modelo tecnicista de educação a exigência da produtividade, por intermédio da racionalização do sistema de ensino, propõe objetivos de ensino fragmentados. Há uma ênfase nos meios que passam a determinar os objetivos. Isto posto, há uma inversão no processo pedagógico, de modo que as técnicas determinam os fins. Em outros termos, ocorre uma mudança qualitativa na organização do trabalho pedagógico da escola, que passa a ter como base um ensino que busca resultado uniforme, com ênfase em métodos e técnicas de ensino e na valorização da utilização de manuais, livros didáticos, módulos de ensino e recursos audiovisuais. Este texto é parte da minha pesquisa de doutorado ainda em andamento.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8644737
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