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O programa de qualidade da escola do Estado de São Paulo
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Palavras-chave

Educação. Políticas públicas. Escola pública. Programa de qualidade da escola.

Como Citar

CASTRO, Adriana de; LOPES, Roseli Esquerdo. O programa de qualidade da escola do Estado de São Paulo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 299–318, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8645340. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645340. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Em 2008, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP) implantou o “Programa de Qualidade da Escola” (PQE) com a finalidade de avaliar cada escola por meio de metas anuais, pré-estabelecidas, com base em dois critérios: o fluxo escolar e o desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Este trabalho propõe-se a discutir o PQE, como um instrumento de melhoria da qualidade educacional, tendo como parâmetros os documentos oficiais, os dados de uma pesquisa empírica (abrangendo oito polos da SEE/SP e três escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino Região de Pirassununga) e sua análise a partir do arcabouço teórico. Dentre suas principais conclusões, pode-se afirmar que fatores intra e extraescolares compõem a qualidade educacional, tanto para a SEE/SP, como para os sujeitos pesquisados. Apesar disso, a organização escolar enfatiza o produto sobre o processo educacional.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8645340
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