Banner Portal
O processo de ocupação urbana da Barra da Tijuca (RJ): problemas ambientais, conflitos sócio-ambientais, impactos ambientais urbanos
PDF

Palavras-chave

Ocupação Urbana. Conflitos Sócio-Ambientais. Problemas Ambientais. Impactos Ambientais. Barra da Tijuca.

Como Citar

SILVA, Gabriela. O processo de ocupação urbana da Barra da Tijuca (RJ): problemas ambientais, conflitos sócio-ambientais, impactos ambientais urbanos. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 65–93, 2006. DOI: 10.20396/parc.v1i1.8634529. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634529. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O estudo do histórico de ocupação urbana da Região da Barra da Tijuca, no Município do Rio de Janeiro, desde os anos 70, revela que a região se destaca como espaço urbano ícone para grandes investimentos do capital público, e sobretudo, privado, assim, alcançando importante desenvolvimento socioeconômico. Similarmente ao processo de urbanização de inúmeras localidades de cidades brasileiras, na Barra da Tijuca, nota-se que as diretrizes da expansão urbana baseiam-se, especialmente, nos interesses dos grandes incorporadores imobiliários, apesar da ausência de sistema de saneamento ambiental regional para coletar e tratar os efluentes domésticos, portanto, contribuindo para o surgimento de problemas ambientais e conflitos sócio-ambientais que aparecem com os impactos ambientais, nesse caso os impactos ambientais urbanos. Considerada como o principal obstáculo ao desenvolvimento sustentável da Barra da Tijuca, a falta de saneamento ambiental resulta em: (i) problemas ambientais de poluição hídrica do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá, especialmente das Lagoas da Tijuca e de Camorim; (ii), conflitos sócio-ambientais por implantação de infraestrutura de saneamento ambiental; (iii) impactos ambientais urbanos que aparecem da dinâmica de produção da malha urbana conforme os interesses dos grandes incorporadores imobiliários da região. Portanto, na Região da Barra da Tijuca, é vital analisar os conflitos sócioambientais; identificar os problemas ambientais e os impactos ambientais urbanos, especificamente no entorno das Lagoas da Tijuca e de Camorim, a partir do seu histórico de urbanização, desde a década de 70.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i1.8634529
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.