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Teses e dissertações brasileiras sobre BIM: uma análise do período de 2013 a 2018
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Palavras-chave

Modelagem dainformação da construção. BIM. Teses e dissertações. Ensino-aprendizagem.

Como Citar

CHECCUCCI, Érica de Sousa. Teses e dissertações brasileiras sobre BIM: uma análise do período de 2013 a 2018. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, p. e019008, 2019. DOI: 10.20396/parc.v10i0.8653708. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8653708. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

Este trabalho identifica e analisa teses e dissertações disponíveis no Catálogo de teses e dissertações da CAPES que foram defendidas no Brasil entre 2013 e 2018 e tratam da Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modelling (BIM). Objetiva apresentar um panorama sobre os principais temas abordados nestas pesquisas, assim como identificar onde foram realizadas. Ainda, é feito um recorte sobre aqueles trabalhos que discutem questões sobre o ensino de BIM buscando contribuir com a implantação desta modelagem nos cursos relacionados com a Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação de edificações (AECO). A Análise de Conteúdo foi o método de pesquisa qualitativa adotado para realizar tanto a seleção quanto a análise dos trabalhos. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que: (a) já existem trabalhos sobre BIM nas diversas fases do ciclo de vida da edificação, mas a maioria deles trata da etapa de projetação; (b) 78,3% das pesquisas encontradas foram produzidas no eixo sul-sudeste do país e em instituições de ensino sediadas nas capitais e grandes cidades, indicando a necessidade de interiorização e difusão do BIM em outras regiões; (c) existe uma diversidade de temas já pesquisados relacionados com o BIM que encaminham questões sobre a modelagem e podem auxiliar na sua adoção tanto em instituições de ensino quanto no mercado de trabalho. Finalmente, este artigo contribui para adoção desta modelagem no país, na medida em que sistematiza informações já disponíveis, auxiliando tanto aqueles que buscam se capacitar quanto aqueles que promovem formações ou pretendem trabalhar com BIM.

https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653708
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