BIM no ensino de Engenharia Civil

proposta de adaptação de matriz curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v11i0.8657369

Palavras-chave:

Modelagem da Informação da Construção, BIM, Educação em BIM, Ensino, Currículo BIM, Engenharia Civil

Resumo

O ensino de Building Information Modeling (BIM) deve ser visto como necessário considerando os requisitos atuais da indústria da construção. Estudos anteriores apontaram critérios para identificação de disciplinas que possuam interface com o ensino de BIM, como forma de ministrá-lo de forma integrada, distribuindo conteúdos em diversas disciplinas de um curso de graduação. Entretanto, poucos estudos focam na inserção do ensino de BIM em cursos de graduação em Engenharia Civil a partir do desenvolvimento de competências BIM individuais. Assim, este artigo formula hipóteses para implementação do ensino do BIM no curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir de uma pesquisa de campo exploratória, propõe-se duas categorias de hipóteses para implementação do BIM. A primeira categoria concentra-se na inserção do BIM em pelo menos uma disciplina de cada semestre que possui forte interface com o paradigma baseadas no desenvolvimento de competências BIM individuais. A segunda categoria concentra-se na coordenação e docentes de um curso de graduação, com foco na formação docente e na infraestrutura dos laboratórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslley Eunathan Fernandes Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheiro Civil pela Universidade Potiguar. Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luane Assunção Paiva Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora  no Centro Universitário Facex.

Reymard Sávio Sampaio de Melo, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Engenharia Civil  pela Universidade Estadual de Campinas.  Professor Adjunto na Universidade Federal da Bahia.

Josyanne Pinto Giesta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Referências

ANDRADE, R. A. de. Implementação do BIM no ensino: adequação de matrizes curriculares de cursos de arquitetura através da identificação de permeabilidades de conteúdo. 2018. 198 f. Dissertação (Mestrado em ambiente construído) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

BARISON, M.B.; SANTOS, E. T. Ferramenta para planejamento de disciplina BIM. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15.,2014, Maceió. Anais[...].Porto Alegre: ANTAC, 2014. DOI: http://doi.org/10.17012/entac2014.489

BARISON, M.B.; SANTOS, E. T. Percepções de docentes quanto à introdução de BIM no currículo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 7., 2015, Recife. Anais[...]. Porto Alegre: ANTAC, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/engpro-tic2015-050

BARISON, M.B.; SANTOS, E.T. O papel do arquiteto em empreendimentos desenvolvidos com a tecnologia BIM e as habilidades que devem ser ensinadas na universidade. Gestão e tecnologia de projetos, São Carlos, v.11, n.1, p.103-120, Jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.102708

BATISTELLO, P.; BALZAN, K. L.; PEREIRA, A. T. C. BIM no ensino das competências em arquitetura e urbanismo: transformação curricular. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, Abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653989

BENEDETTO, H.; BERNARDES, M. M. S.; PIRES R. W. Ensino de BIM no Brasil: Análise do Cenário Acadêmico. Informática na educação: teoria & prática, v. 20, n. 2, mai./ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.65263

BÖES, J. S. Proposta de plano de implantação do BIM na indústria da construção civil. 2019. 281 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

CASTELANI, W.S. Implementação do BIM para construtoras e incorporadoras: parte 1- fundamentos BIM. Brasília, DF: CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção, 2016. 12op. Disponível em: http://cbic.org.br/arquivos/CBIC_Disseminacao_ BIM_parte_1.pdf. Acesso em: 01 mar. 2020.

CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 2014. 235 f. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

CHECCUCCI, Érica de Sousa. Teses e dissertações brasileiras sobre BIM: uma análise do período de 2013 a 2018. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653708

CHECCUCCI, E. de S.; AMORIM, A. L. Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um curso de graduação e BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 6-17, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v5i1.8634540.

CLEVENGER, C. M. et al. Integrating BIM into Construction Management Education. In: THE BIM-RELATED ACADEMIC WORKSHOP, 2010, Washington D. C. Anais…Washington D. C.: Guilhermo Salazar and Raymond Issa, 2010.

CRUZ, M. O; CUPERSCHMID, A. RUSCHEL, R. C. A incorporação de BIM no ensino do curso Técnico em Edificações. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 12, n. 2, p. 117-134. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i2.131498.

DELATORRE, V. Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação. 2014. 293 f. Dissertação (Mestrado em arquitetura e urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

EASTMAN, C. et al. BIM Handbook: a guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers, and contractors. 2. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011.

GANAH, A. A.; JOHN, G. A. Achieving Level 2 BIM by 2016 in the UK. In: COMPUTING IN CIVIL AND BUILDING ENGINEERING, 2014, Orlando. Anais[…].Reston: ASCE, 2014. DOI: https://doi.org/10.1061/9780784413616.019

GIESTA, J. P.; MENEZES, G. L. B. B.; COSTA NETO, A. Integração do BIM no currículo do curso de edificações. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 1., SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 10., 2017, Fortaleza. Anais[...].Porto Alegre: ANTAC, 2017. Disponível em: https://sbtic.com.br/anais/files/2017/paper_64.pdf. Acesso em: 02 set. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LEAL, B. M. F.; SALGADO, M. S. Propostas de incorporação de BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, jul. 2019. ISSN 1980-6809. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653676.

LIMA, W.E.F.; MELO, L.A.P.; MELO, R.S.S.; GIESTA, J.P. Interfaces entre o curso de engenharia civil da UFRN e BIM: uma análise da matriz curricular. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019, Campinas. Anais[...].Porto Alegre: ANTAC, 2019.

LINO, J. C.; AZENHA, M.; LOURENÇO, P. Integração da metodologia BIM na engenharia de estruturas. In: ENCONTRO NACIONAL BETÃO ESTRUTURAL, 2012, Porto, Portugal. Anais[...].Porto: FEUP, 2012.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.

MCDONALD, J.; MILLS, J. An IPD approach to construction education. Australasian Journal of Construction Economics and Building, Sydney, v. 13, n.2, p. 93-103. 2013.

PEREIRA, P. A. I.; RIBEIRO, R. A. A Inserção de BIM no curso de graduação em Engenharia Civil. Revista Eletrônica Engenharia Viva, v. 2, n. 2, p. 17-30. 2015.

RODRIGUES, B. N.; LIMA, M. M. X. Mapeamento da interface entre disciplinas de engenharia civil e o paradigma BIM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 1., SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 10., 2017, Fortaleza, Brasil. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2017.

RUSCHEL, R. C.; ANDRADE, M. L. V. X.; MORAIS, M. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos? Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 151-165, abr./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-86212013000200012.

RUSSELL, D.; CHO, Y. K.; CYLWIK, E. Learning opportunities and career implications of experience with BIM/VDC. Practice Periodical on Structural Design and Construction, Nova York, v. 19, n. 1, p. 111-121. 2014. DOI: https://doi.org/10.1061/(ASCE)SC.1943-5576.0000191

SACKS, R.; PIKAS, E. Building Information Modeling education for construction engineering and management: I: industry requirements, state of the art, and gap analysis. Journal of Construction Engineering and Management, Reston, v.139, n. 11. 2013. DOI : https://doi.org/10.1061/(ASCE)CO.1943-7862.0000759

SUCCAR, B. Building information modeling framework: a research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, Amsterdam, v. 18, n. 3, p. 357-375. 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2008.10.003

SUCCAR, B; SHER, W.; WILLIAMS, A. An integrated approach to BIM competency assessment and application. Automation in Construction, Amsterdam, v. 35, p. 174-189. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2013.05.016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Colegiado de Engenharia Civil. Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil. Natal: UFRN, 2010.

VAN DER KLINK, M.; BOON, J.; SCHLUSMANS, K. Competências e ensino superior profissional: presente e futuro. Revista Europeia de Formação Profissional, Salonica, v. 40, n. 1, p. 72 - 89, 2007.

WU, W.; ISSA, R. R. BIM education and recruiting: Survey-based comparative analysis of issues, perceptions, and collaboration opportunities. Journal of Professional issues in Engineering Education and Practice, Reston, v. 140, n. DOI: https://doi.org/10.1061/(ASCE)EI.1943-5541.0000186.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

LIMA, W. E. F.; MELO, L. A. P. .; MELO, R. S. S. de .; GIESTA, J. P. . BIM no ensino de Engenharia Civil: proposta de adaptação de matriz curricular. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 11, p. e020028, 2020. DOI: 10.20396/parc.v11i0.8657369. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8657369. Acesso em: 22 jan. 2022.

Edição

Seção

Comunicações