Análise do método de avaliação térmica dos projetos de pré-escolas do programa Proinfância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v12i00.8661249

Palavras-chave:

Conforto térmico, Desempenho térmico, NBR 15.575, Simulação computacional, Programa Proinfância

Resumo

O Programa Proinfância, criado para suprir o déficit de vagas em pré-escolas, apresenta projetos padrão para facilitar processos de licitações e sua implementação nos municípios brasileiros. O Manual de Orientações Técnicas do Programa exige que os projetos cumpram o nível Mínimo de desempenho térmico para inverno e o nível Intermediário para verão, de acordo com o método de simulação da NBR 15.575:2013. Entretanto, o Manual não correlaciona os níveis de desempenho térmico com temperaturas de conforto térmico adequadas ao desenvolvimento das atividades escolares. Dessa maneira, este trabalho analisa a adequação do método de avaliação térmica das pré-escolas proposto pelo Manual, correlacionando os níveis de desempenho térmico alcançados por um projeto padrão com temperaturas de conforto térmico nas 8 zonas bioclimáticas definidas pela NBR 15.220:2005. O desempenho térmico foi avaliado pelo método de simulação da NBR 15.575:2013, enquanto o conforto térmico foi analisado de acordo com o modelo adaptativo da ASHRAE Standard 55-2017. Adaptações ao método de simulação tiveram que ser feitas para a avaliação do desempenho térmico da pré-escola, já que a NBR 15.575 contempla somente edificações residenciais, deixando lacunas a serem preenchidas. Verificou-se que os parâmetros não definidos na Norma de Desempenho e no Manual do programa podem alterar a classificação de desempenho térmico do projeto. Além disso, temperaturas resultantes da avaliação de desempenho térmico extrapolam significantemente os níveis de conforto térmico, ainda que alcançando classificações aceitas pelo Manual do Proinfância. Este estudo ressalta a importância do desenvolvimento de normativa específica de conforto térmico para tipologias escolares.

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Biografia do Autor

Gabriela Sartori, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em andamento em Engenharia Civil em Construção e Infraestrutura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Engenharia Civil pela University of Leeds. Diretor de Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maurício Carvalho Ayres Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Engenharia da Construção pela Universitat Politècnica de Catalunya. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura.

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Publicado

2021-08-04

Como Citar

SARTORI, G.; SILVA FILHO, L. C. P. da .; TORRES, M. C. A. Análise do método de avaliação térmica dos projetos de pré-escolas do programa Proinfância. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 12, n. 00, p. e021020, 2021. DOI: 10.20396/parc.v12i00.8661249. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8661249. Acesso em: 20 out. 2021.