Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v11i0.8663738

Palavras-chave:

Arquitetura computacional, Conforto ambiental, Eficiência energética, Sustentabilidade, Modelagem da informação da construção, Segurança, Processo construtivo

Resumo

O ano de 2020 pode ser visto como um dos mais complexos que se passaram no século XXI e expôs à comunidade científica desafios inéditos de escala global. Dentro do escopo da arquitetura e urbanismo, isso foi sentido de modo amplo, desde novas demandas de combate crônico ao contágio, até a construção de um senso de urgência acerca de cidades mais igualitárias que sejam mais resilientes às transformações ambientais do futuro. Isolados em casas, entretanto, os pesquisadores continuaram a se dedicar aos estudos da disciplina. Essa edição é testemunho desse esforço, feito em tempos difíceis. Nesse volume, as seções de Artigos, Revisões Sistemáticas da Literatura e Comunicações abrangeram  as temáticas de arquitetura computacional, conforto ambiental, eficiência energética, sustentabilidade, modelagem da informação na construção, segurança e processos construtivos.  Em especial, a seção de Dossiê discute passado, presente e futuro da arquitetura no Brasil sob o prisma teórico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia de Oliveira Neves, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Arquitetura , Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas. Professora na Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Vanessa Gomes da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Professora Associada na Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador e Professor Colaborador na Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Rafael Urano de Carvalho Frajndlich , Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Sidney Piochi Bernardini , Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Referências

MICHEL, M. V.; LARANJA, A. C. Condições e tipos de céu para simulações de iluminação natural com céu estático. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 11, p. e020001, 2020. DOI: 10.20396/parc.v11i0.8652766. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8652766. Acesso em: 24 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

NEVES, L. de O.; SILVA, V. G. da; RUSCHEL, R. C.; FRAJNDLICH , R. U. de C. .; BERNARDINI , S. P. . Editorial. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 11, p. e020032, 2020. DOI: 10.20396/parc.v11i0.8663738. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8663738. Acesso em: 20 jan. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>