Ensino-aprendizagem de projetos de estruturas para arquitetura com tecnologias educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/parc.v13i00.8666013

Palavras-chave:

Estruturas, Arquitetura, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Entender o comportamento das estruturas faz parte das atribuições legais dos arquitetos. Essa compreensão é fundamental para que os profissionais possam desempenhar suas funções com liberdade, criatividade e segurança, garantindo a estabilidade da forma concebida. Entretanto, existem vários problemas no ensino de estruturas em escolas de arquitetura e urbanismo, como as aulas meramente expositivas e programas de ensino distantes da prática profissional. Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma Revisão de Literatura que identifica tecnologias educacionais adotadas no processo de ensino-aprendizagem de estruturas para estudantes de arquitetura. O trabalho foi conduzido a partir da metodologia SSF (SysthematicSearchFlow) e a pesquisa ocorreu em 11 bases de dados científicas. A organização bibliográfica dos documentos foi realizada no software Zotero. Após os procedimentos de buscas, foram selecionados 22 estudos correlatos que pautavam com os objetivos e temas estabelecidos nos critérios de seleção. Os resultados foram analisados e sistematizados por títulos, autores, data da publicação, nacionalidade das instituições, pesquisadores, locais de publicação, objetivos, métodos, palavras-chave, citações e contribuições ao ensino de estruturas para arquitetura. Os estudos selecionados apresentam diferentes recursos aplicados ao ensino de estruturas para arquitetura, adotados em variadas experiências brasileiras e internacionais. A maioria destes recursos está relacionada à implementação de novas tecnologias digitais em sala de aula, como uso de BIM, modelagem paramétrica, realidade virtual e a inserção de processos colaborativos para integração com o projeto de arquitetura. A contribuição deste trabalho consiste em apresentar recursos adotados no processo de ensino-aprendizagem de estruturas para estudantes de arquitetura.

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Biografia do Autor

Leticia Mattana, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - SC, Brasil). 

João Carlos Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - SC, Brasil).

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Publicado

2022-03-04

Como Citar

MATTANA, L.; SOUZA, J. C. Ensino-aprendizagem de projetos de estruturas para arquitetura com tecnologias educacionais. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 13, n. 00, p. e022011, 2022. DOI: 10.20396/parc.v13i00.8666013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8666013. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

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