Diretrizes para Autores
CADASTRO NO SISTEMA:
Solicita-se que todas as informações dos autores no cadastro sejam fornecidas. Em especial pede-se atenção para a inclusão do URL, Endereço postal e Resumo da Biografia. No URL informar o link para o CV Lattes, GoogleMyCitations ou ResearcherID. No Resumo da Biografia incluir um texto de aproximadamente 50 palavras informando: formação, titulação, afiliação e linha de pesquisa.
METADADOS:
Sobre os metadados dos autores, submeter TODOS os itens, tanto os obrigatórios como os opcionais. Inserir sempre em português e em inglês. Em nome do autor incluir todos os nomes, exceto o último sobrenome. Em sobrenome do autor incluir apenas o último sobrenome. Inserir o e-mail principal correspondente ao também informado no ORCID. Informar o URL (http) do CVlattes e do ORCID. Informar a filiação incluindo o nome por extenso da instituição de vínculo (não incluir, departamento, laboratório, ...). Informar a biografia resumida apenas incluindo a titulação mais recente e o vínculo atual (e.g. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular na Faculdade de Engenharia Civil, Arquiteutura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas).
Sobre os metadados do artigo, incluir título, resumo e referências igualmente ao manuscrito, tanto em português como êm inglês. Informar a área em que o artigo se enquadra, escolhendo entre Arquitetura, Urbanismo e Construção e uma subárea correpondente como listado na tabela de áreas de conhecimento do CNPq ou CAPES. Informar as palavras-chave igualmente ao manuscrito. Inserir cada palavra-chave individualmente. Informar a cobertura do estudo: geograficamente e temporalmente (Brasil; contemporâneo). Informar o tipo de manuscrito como texto (em português) e text (em inglês). Informar as agências de fomento se o estudo recebeu apoio financeiro.
PADRÃO DE FORMATAÇÃO:
Os artigos devem ser submtidos já no formato final de publicação da revista em arquivo .doc ou .docx em português, inglês ou espanhol. Incentiva-se a submissão de artigos em inglês. Caso o artigo se trate de uma resubmissão ou artigo extendido anteriormente publicado em evento, sendo submetido na seção de Comunicações, então modificações devem ser destacadas no texto com a fonte em azul.
DOCUMENTOS SUPLEMENTARES:
Documentos suplementares podem ser necessários como por exemplo autorizações de uso de imagens/gráficos/tabelas/quadros de terceiros.
É requerido a partir de 2021 submeter um documento em conjunto com o manuscrito que explicita a contribuição de cada autor em forma de quadro como apresentado no Quadro 2 do Template de submissão do manuscrito. A contribuição de cada autor deve ser caracterizada segundo a Taxonomia CRediT (http://credit.niso.org/). Deve-se nomear, pela sigla correspondente ao nome do autor (e.g. Paulo Mendes da Rocha, PMR; Holmer Savastano Junior, HSJR), os autores envolvidos em cada tipo de contribuição .
Os tipos de contribuição de autoria são:
- Conceituação: Ideias; formulação ou evolução de objetivos e metas globais de pesquisa.
- Curadoria de dados: Atividades de gestão para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, onde é necessário para interpretar os próprios dados) para uso inicial e posterior reutilização.
- Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo.
- Aquisição de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto conducente a esta publicação.
- Investigação: Conduzir um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos, ou coleta de dados / evidências.
- Metodologia: Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
- Administração de projetos: Responsabilidade de gestão e coordenação pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa.
- Recursos: Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
- Programas: Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
- Supervisão: Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal.
- Validação: Verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicação / reprodutibilidade geral dos resultados / experimentos e outros produtos de pesquisa.
- Visualização: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização / apresentação de dados.
- Escrita - rascunho original: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
- Escrita - revisão e edição: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado por aqueles do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
COMENTÁRIOS AO EDITOR:
Caso a submissão se trate de uma resubmissão é necessário incluir em COMENTÁRIOS AO EDITOR um texto informando aos editores como as sugestões dos avaliadores foram incorporadas no texto. Caso a submissão se trate de artigo ampliado anteriormente publicado em evento científico também faz-se necessário incluir dados do evento e um texto informando aos editores significativas modificações incorporadas ao texto.
DEVERES A SEREM OBSERVADOS:
Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e fazendo-se uso de textos ou imagens de outros que estes sejam devidamente citados. A revista utiliza o sistema Turnitin para verificação de similaridade dos manuscritos. O limite máximo aceitável de similaridade é de: 20% para artigos submetidos às seções de Artigos, Artigos de Revisão ou Dossiê e 30% para artigos submetidos à seção de Comunicação, considerando resumos e artigos compatos dos próprios autores prioritariamente acumulado com outras fontes.
Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores.
O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores devem evitar o auto-plágio. Os autores também não devem submer de forma concomitante o mesmo trabalho a mais de uma revista.
Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do manuscrito, visando o reconhecimento do trabalho de outros autores. As informações obtidas em conversas, correspondências ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita por escrito da fonte.
Erros em trabalhos publicados: quando é descoberto um erro significativo ou imprecisão no trabalho publicado é obrigação informar e/ou cooperar com os editores para a correção do artigo.
Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.
PADRÕES BIBLIOGRÁFICOS:
As referências devem seguir formatação ABNT assim como citação das mesmas no texto. Seguem exemplos de referências: norma, legislação, livro, website, artigo em proceedings, artigo em periódico, artigo em anais, trabalhos acadêmicos, e mapa.
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003. 3 p.
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