Resumo
Na área da pedagogia teatral acadêmica, o tema desta edição – Teatro e Comunidade – apresenta relatos e análises de práticas cênicas em comunidades, que discutem as possibilidades e as múltiplas formas artísticas desse tipo de ação, bem como as consequências estéticas, éticas e pedagógicas dessas atuações. Numa perspectiva alternativa ao e adjuvante do ensino formal, o teatro é partícipe ativo na formação da cidadania. Ao ativar processos de subjetivação, desdobrar diferenças – “onde as forças que constituem o corpo entram em uma zona de vizinhança, fronteiriça, em uma co-presença”, segundo Felix Guattari – a atuação poética e as formas heterogêneas de ação nas comunidades intensifica um imenso campo de celebrações solidárias.
Referências
BLANCO, P. G. Teatro comunitário: caminhos e perspectivas na Costa Rica. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 53–61, 2020. DOI: 10.20396/pita.v10i2.8663704. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8663704. Acesso em: 11 maio. 2021.
ECHENIQUE, C. Este teatro que fazemos em comunidade: Shakespeare & amp; Co. e o Colectivo Obras Públicas. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 3–15, 2020. DOI: 10.20396/pita.v10i2.8663453. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8663453. Acesso em: 11 maio. 2021.
MACEDO, A. de S.; PEREIRA , D. A. Etnoperformance: uma metodologia de pesquisa para a fronteira. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 62–75, 2020. DOI: 10.20396/pita.v10i2.8660177. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8660177. Acesso em: 11 maio. 2021.
MACHADO, V. T.; RIBEIRO, J. P. F. dos S. Formas de representação e políticas do espaço: teatralidade e democracia. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 41–52, 2020. DOI: 10.20396/pita.v10i2.8663359. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8663359. Acesso em: 11 maio. 2021.
POSSANI, M. A.; KOPELMAN, I. E. Teatro e comunidade. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 1–2, 2020. DOI: 10.20396/pita.v10i2.8663663. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8663663. Acesso em: 11 maio. 2021.
SILVA, E. de P.; CARVALHO, A. A. da S.; SILVA, N. . S. L. da . Atrizes negras amapaenses e o teatro negro em Macapá: por um currículo descolonizado e uma pretagogia. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 16–28, 2020. DOI: 10.20396/pita.v10i2.8661987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8661987. Acesso em: 11 maio. 2021.
SILVA, P. V. da; SIQUEIRA, A. R.; PRADO, A. R. O corpo-quebrada como elemento de criação de espaços de possibilidades na comunidade da Rua do Ouro. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 29–40, 2020. DOI: 10.20396/pita.v10i2.8661608. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8661608. Acesso em: 11 maio. 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Maria Alice Possani