Resumo
Este estudo investiga a mediação da ação teatral em atividades de Extensão Universitária, utilizando procedimentos do campo de estudo entendido como Teatro em Comunidades. A atitude do educador ao adentrar na comunidade é examinada sob a ótica da abordagem horizontal e da dialogicidade. A partir destas premissas, foi realizada uma prática teatral com jovens no interior do estado da Bahia, originando princípios de ensino.
Referências
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CANOFRE, Fernanda. Brasil: vítima de racismo em escola, menina é obrigada a pedir desculpas aos agressores. GlobalVoices. 6 mai. 2015. Disponível em: https://pt.globalvoices.org/2015/05/06/brasil-vitima-de-racismo-em-escola-menina-e-obrigada-a-pedir-desculpas-aos-agressores/. Acesso em: 20 jul. 2015.
COUTINHO, Marina Henriques. A favela como palco e personagem. Petrópolis: DP et alli, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012a.
COUTINHO, Marina Henriques. Caminho de volta. Sala Preta, v. 12, n. 1, p. 69-77, 6 jul. 2012b. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/57548/60590/73082. Acesso em: 18 nov. 2017.
FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Extensão Universitária: organização e sistematização, Coleção Extensão Universitária; v.6. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.
FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades . Plano Nacional de Extensão (1999-2001). Brasília: MEC/SESu, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
KOUDELA, Ingrid D. Um voo brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Diálogos entre o Teatro em Comunidades e a Academia. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2010, São Paulo. Anais do VI Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, v.11, n.01. São Paulo, Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2010. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3722/3880. Acesso em: 20 mai. 2018.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro e comunidade. In: FLORENTINO, Adilson; TELLES, Narciso. (Org.). Cartografias do ensino de teatro. Uberlândia: Edufu, 2009.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. A opção pelo teatro em comunidades: alternativas de pesquisa. Revista Urdimento. Florianópolis, n. 10, p. 127 – 136, dez. 2008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101102008127/8867. Acesso em 28 out. 2017.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro e Comunidade: dialogando com Brecht e Paulo Freire. Revista Urdimento. Florianópolis, v. 1, n. 9, p. 69 – 86, dez. 2007. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101092007069/8839. Acesso em: 28 out. 2017.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo.Teatro para o desenvolvimento e sua contribuição para o teatro em comunidade. Mini-curso. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2003. Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2003. p.405-406. Disponível em: http://docplayer.com.br/18483274-Congresso-da-associacao-brasileira-de-pesquisa-e-pos-graduacao-em-artes-cenicas-2003-florianopolis.html. Acesso em: 17 nov. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- UNIRIO, Programa Teatro em Comunidades. 20--. Disponível em: http://www.unirio.br/cla/escoladeteatro/extensao/programa-teatro-em-comunidades. Acesso em: dez/2020
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Anita Cione Tavares Ferreira da Silva