Banner Portal
Práticas artísticas comunitárias e participações cívica e política
Errata
PDF

Palavras-chave

Práticas artísticas comunitárias
Participação cívica e política
Teatro

Como Citar

CRUZ, Hugo. Práticas artísticas comunitárias e participações cívica e política : ações de grupos teatrais no Brasil e Portugal. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 3–22, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i1.8664825. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8664825. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo remete para um estudo desenvolvido no Brasil e em Portugal no contexto das práticas artísticas comunitárias, particularmente, as teatrais. Este campo tem tido uma forte expansão nos últimos anos, quer do ponto de vista da prática como da produção acadêmica, captando a atenção de distintas áreas disciplinares. A criação artística contemporânea tem-se interessado, cada vez mais, pela integração da dimensão participativa nas suas práticas. Em simultâneo, a educação comunitária, a ação social e o ativismo têm desenvolvido propostas que aprofundam a conexão com as linguagens artísticas. O presente estudo teve como objetivos identificar as potencialidades e fragilidades dos processos criativos desenvolvidos em seis grupos teatrais, três de cada país, assim como aprofundar a relação entre estas práticas artísticas e a participação cívica e política. Baseado numa abordagem qualitativa, o estudo recorreu a entrevistas e grupos focais, tendo contado com a colaboração de oitenta pessoas, entre artistas não profissionais, profissionais e parceiros dos grupos. As principais reflexões permitem apontar para uma atualização dos elementos definidores das práticas artísticas comunitárias, a relevância da qualidade de participação cultural e artística, bem como para as concepções de teatro desenvolvidas e os efeitos percebidos que sugerem diferentes contornos na relação entre estas práticas e a participação cívica e política.

https://doi.org/10.20396/pita.v11i1.8664825
Errata
PDF

Referências

ALCURE, A.; FLORENCIO, T. Procedimentos dramatúrgicos em cidade correria: ocupações urgentes, corpos insurgentes. O Percevejo Online, v. 9, n. 1, p. 89-104, 2017.

ARDENNE, P. Un art contextuel. Paris: Flammarion, 2004.

BARBA, E. A canoa de papel. São Paulo: Hucitec, 1994.

BARNES, S.; KAASE, M. Political action: Mass participation in five western democracies. Beverly Hills, CA: Sage Publications, 1979.

BERNARDI, C. Il teatro sociale: L’arte tra disagio e cultura. Roma: Carocci, 2004.

BEZELGA, I. Performance tradicional e teatro e comunidade: interacções, contributos e desafios contemporâneos. O caso das brincas de Évora (Tese de doutoramento não publicada). Évora: Universidade de Évora, 2012.

BEZELGA, I.; CRUZ, H.; AGUIAR, R. La investigación en prácticas de teatro y comunidade: perspectivas desde Portugal y Brasil. Investigación Teatral, vol. 6, n. 9, p. 8-26, 2016.

BIDEGAIN, M. Teatro comunitário: Resistencia y transformación social. Buenos Aires: Atuel, 2007.

BISHOP, C. Participation and spectacle: where are we now? In: CREATIVE TIME’S LIVING AS FORM, 2011, New York, USA.

BISHOP, C. Artificial hells: Participatory art and the politics of spectatorship. New York, NY: Verso, 2012.

BLANCHE, R. Developing a foundation for quality guidance for arts organiizations and artists in Scotland working in participatory settings. Edinburgh: Creative Scotland, 2014.

BOAL, A. Técnicas Latino Americanas de teatro popular. Coimbra: Teatro Centelha, 1977.

BOEHM, A.; BOEHM, E. Community theatre as a means of empowerment in social work: A case study of women’s community theatre. Journal of Social Work, vol. 3, n. 3, p. 283-300, 2003.

BOURRIAUD, N. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRECHT, B. Brecht on theatre. New York, NY: Hill and Wang, 1957/1964.

BROWN, A. S.; NOVAK-LEONARD, J. L.; GILBRIDE, S. Getting in on the act: How arts groups are creating opportunities for active participation. San Francisco, CA: The James Irvine Foundation, 2011.

BURZYNSKA, A.; MALZACHER, F. Joined forces: Audience participation in theatre. Berlin: Alexander Verlag, 2017.

CANCLINI, N. Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003.

CRUZ, C.; CRUZ, H.; BEZELGA, I.; AGUIAR, R. A busca do comum: práticas artísticas para outros futuros possíveis. Porto: Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS, 2020.

CRUZ, H. Arte e Comunidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.

CRUZ, H. Teatro e comunidade: interseções em contínua construção. Olhares, vol. 4, p. 24-30, 2016.

CRUZ, H. Arte e Esperança: Percursos da Iniciativa PARTIS 2014-2018. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2019.

CRUZ, H. Práticas artísticas comunitárias e participação cívica e política: experiências de grupos teatrais em Portugal e no Brasil (Tese de doutoramento não publicada). Porto: Universidade do Porto, 2021a.

CRUZ, H. Artistic creation and participation in Portugal and Brazil. In: PRENTKI, T.; BREED, A. (Eds.), The Routledge Companion to Applied Performance: Volume One – Mainland Europe, North and Latin America, Southern Africa, and Australia and New Zealand, London: Routledge, 2021, p. 371-382.

CRUZ, H.; SERAFINO, I. A criação teatral em Portugal no contexto das práticas artísticas comunitárias. Revista Subtexto, vol. 8, n. 12, p. 170-189, 2016.

DUNCOMBE, S. Does it work? The aeffect of activist art? Social Research, vol. 83, n. 1, p. 115-134, 2016.

DUPIN-MEYNARD, F. Creative residencies: how does participation impact on artists, venues and participants? In: BONET, L.; NÉGRIER, E. (Eds.), Breaking the fourth wall: proactive audiences in performing arts. Elverum: Kumskapsverket, 2018, p. 106-115.

FANON, F. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

FERREIRA, P.; AZEVEDO, C.; MENEZES, I. The developmental quality of participation experiences: beyond the rhetoric that participation is always good! Journal of Adolescence, vol. 35, n. 3, p. 599-610, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIROUX, H. Introducción: democracia, educación y política en la pedagogía crítica. In: MCLAREN, P.; KINCHELOE, J. L. (Org.). Pedagogía crítica: de qué hablamos, dónde estamos. Barcelona: GRAÓ, 2008, p. 17-22.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF, 2019.

KAASE, M. The challenge of “participatory revolution” in pluralistic democracies. International Political Science Review, vol. 5, p. 299-318, 1984.

KATZMAIR, H. Community arts: network mapping. Wien: FasResearch/Community Arts Lab, 2018.

KILOMBA, G. Memórias da plantação – episódios de racismo quotidiano. Lisboa: Orfeu Negro, 2019.

KOUDELA, I. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.

LATTANZI, M. Arte contemporâneo argentino y la revalorización de la comunidade. Interstícios: Revista Sociológica de Pensamiento Crítico, vol. 3, n. 2, p. 113-128, 2009.

LOPES, J. T. Da democratização da cultura a um conceito e práticas alternativos de democracia cultural. Cadernos de Estudo, vol. 14, p. 2-13, 2009.

MATARASSO, F. Uma arte irrequieta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2019.

MORA, T.; OLIVEIRA, A. Arte e comunidade em Esposende: uma abordagem de proximidade. Configurações, vol. 22, p. 50-69, 2019.

MORIN, E. O pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

NARDONE, M. Arte comunitário: critérios para su definición. Miríada, vol. 3, n. 6, p. 47-91, 2010.

NOGUEIRA, M. A opção pelo teatro em comunidades: alternativas de pesquisa. Urdimento, vol. 10, p. 127-136, 2008.

NUNES, A. C. Do Mar para o Palco – o teatro de comunidade no Museu Marítimo de Ílhavo. In: LIVRO DE ATAS DO ENCONTRO DE MEDIAÇÃO CULTURAL DA EGEAC — CULTURA, 2018, Lisboa, Portugal.

ODDEY, A. Devising theatre: A practical and theoretical handbook. London: Routledge, 1994.

OTTE, H.; GIELEN, P. Quando a política se torna inevitável: da arte-em-comunidade à arte-em-comum. Galaxia, vol. 40, p. 5-16, 2019.

PENONI, I. Inscrições do real em “Eles não usam tênis naique” – anotações sobre uma encenação com a Cia. Marginal (Rio de Janeiro). In: CRUZ, H.; BEZELGA, I.; AGUIAR, R. (Eds.), Práticas artísticas, participação e comunidade. Évora: Universidade de Évora, 2019, p. 47-63.

PRENTKI, T. Contranarrativa: Ser ou não ser: Esta não é a questão. In: NOGUEIRA, M. P. (Org.), Teatro na comunidade: Interacções, dilemas e possibilidades. Florianópolis: UDESC, 2009, p. 13-36.

RAMOS, M.; SANZ, S. El teatro comunitário como estratégia de desarollo social a nível local. El caso de Patrícios. Província de Buenos Aires. Miriada: Investigación en Ciencias Sociales, vol. 2, n. 4, p. 141-157, 2010.

RANCIÈRE, J. Estética e política: A partilha do sensível. Porto: Dafne Editora, 2005.

RICHARDSON, L.; ST. PIERRE, E. (2005). Writing: a method of inquiry. In: NORMAN, D.; LINCOLN, Y. S. (Dir.), Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2005, p. 959-978.

ROITTER, M. Prácticas Intelectuales académicas y extra-académicas sobre arte transformador: algunas certezas y ciertos dilemas. Buenos Aires: Nuevos Documentos Cedes, 2009.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa – Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SUESS, A. El arte como herramienta de transformación social: proyectos comunitarios. Encuentros con la expresión. Revista Arteterapia y Artes, vol. 1, p. 70-75, 2006.

TURNER, V. From ritual to theatre: The human seriousness of play. New York: PAJ Publications, 1982.

VENTURA, R. Ardente desperta – Martha Kiss Perrone da Coletiva Ocupação fala sobre a trajetória da peça “Quando Quebra Queima”. Revista Bravo, set. 2019. Disponível em: https://medium.com/revista-bravo/ardente-despertar-e12ddf7424be

WALD, G. Promoción de la salud a través del arte: estudio de caso de un taller de fotografía en Ciudad Oculta: la Villa Nº 15 de la Ciudad de Buenos Aires. Salud Colectiva, vol. 5, n. 3, p. 345-362, 2009.

WEISENFELD, E. The concept of "we": A community social psychology myth? Journal of Community Psychology, vol. 24, n. 4, p. 337–346, 1996.

WILLIAMS, A.; KATZ, L. The use of focus group methodology in education: Some theoretical and practical considerations. International Electronic Journal for Leadership in Learning, vol. 5, n. 3, 2001.

ZUKIN, C.; KEETER, S.; ANDOLINA, M.; JENKINS, K.; DELLI C.; MICHAEL, X. A new engagement? Political participation, civic life, and the changing american citizen. New York: Oxford University Press, 2006.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Hugo Cruz

Downloads

Não há dados estatísticos.