Banner Portal
A obra desrotular-se
Imagem no centro da página: roupas femininas penduradas em um varal. No centro, uma pilha de roupas amontoadas. Ao fundo, uma projeção de céu nublado. Em cima da imagem, lê-se Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais do Departamento de Artes Cênicas. Volume 11. Número 2. Jul-Dez 2021. Embaixo da imagem, lê-se Gêneros na Cena Teatral. O fundo da página como um todo é na cor lilás.
PDF

Palavras-chave

Videodança
Processos de Criação
Estudos de gênero
Processos de criação

Como Citar

THEOTONIO, Diogo Angeli; GÁSPERI , Marcelo Eduardo Rocco de; AREIAS, Patrícia Linhares. A obra desrotular-se: videodança, corpos dissidentes e protagonismo. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 103–116, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8666961. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8666961. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo investiga a videodança Desrotular-se (UNICAMP/Campinas – 2020), refletindo acerca da potencialidade de tal linguagem para criações artísticas com base na representatividade de corpos dissidentes no campo audiovisual. Além disso, este texto traz reflexões sobre o corpo travesti na sociedade contemporânea, a partir do conceito de homo sacer, de Giorgio Agamben (2010), problematizando as noções de sujeitos matáveis e de corpos abjetos.  

https://doi.org/10.20396/pita.v11i2.8666961
PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer. O poder soberano e a vida nua I. Tradução de Henrique Burigo. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidades e performatividade na cena contemporânea. Repertório: Teatro & Dança, Salvador, n.16, p. 11-21, 2011.

GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco. Entre a Metrópole e a Cidade Sagrada: uma análise comparativa entre o Obscena - Agrupamento Independente de Pesquisa Cênica (Belo Horizonte) e o grupo Transeuntes - Estudos Sobre Performance (São João Del-Rei). Tese de Doutorado apresentada na Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-AMQQJ8. Acesso em: 24 de novembro de 2021.

LEVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 2001. 157 p. (Trans). ISBN 857326036 (broch.).

RÊGO, Isa Sara Pereira. Corpos virtualizados, danças potencializadas: atualizações contemporâneas do corpociborgue. 2013. 181f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança, Bahia - BA.

SCHULZE, Guilherme Barbosa. Videodança como prática colaborativa. In: Reunião Científica da ABRACE, VI, 2011, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre, 2011.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Diogo Angeli Theotonio, Marcelo Rocco, Patrícia Linhares

Downloads

Não há dados estatísticos.