Resumo
O artigo tece reflexões sobre a experiência de uma artista feminista e mãe, que interssecciona o estudo da performance autobiográfica com a realização de práticas artísticas e coletivas com mulheridades. Apresenta discussões sobre a performance e os cenários liminares, suscitadas em sua trajetória de arte e política, que é construída ao lado do movimento feminista da cidade de Londrina – PR.
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. In: Feminismos Plurais (Coord. Dijamila Ribeiro). São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019. 152p.
BERNSTEIN, Ana. A performance solo e o sujeito autobiográfico. Revista Sala Preta, São Paulo, SP, v.1, p.91-103, set. 2001.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 288p.
DIÉGUEZ CABALLERO, Ileana. Cenários liminares: teatralidades, performance e política. Uberlândia: EDUFU, 2011. 210p.
DIÉGUEZ CABALLERO, Ileana. La “efectividad” de la “acción” em la “escena contemporânea”. [s.d].
DIÉGUEZ CABALLERO, Ileana. Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido. Tradução: Eli Borges, Revista Sala Preta, São Paulo, SP, v. 14, n.1, p.125-129, jun. 2014.
FERAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Revista Sala Preta, São Paulo, SP, n. 8, p.197-210, nov. 2008.
FERNANDES, Silvia. Performatividade e Gênese da Cena. Revista Brasileira de Estudos da Presença - Brazilian Journal on Presence Studies, Porto Alegre, RS, v.3, n.2, p. 404-419, mai./ago. 2013.
FISCHER-LICHTE, Erika. A cultura como performance: desenvolver um conceito. Sinais De Cena, Lisboa, PT, n.4, p.73-80. mai. 2017.
LUGONES, Maria. Colonialidade e Gênero. Bazar do Tempo, Rio de Janeiro. 2015. Disponível em: https://bazardotempo.com.br/colonialidade-e-genero-por-maria-lugones-2/. Acesso em: 06 de abril de 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Mortalidade materna no Brasil. Boletim Epidemiológico n. 20. Rio de Janeiro: FIOCRUZ maio. 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Renata Santana, Stela Fischer