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A composição cênica de narrativas de Axé de uma rainha africana em meu corpo de homem
Imagem no centro da página: roupas femininas penduradas em um varal. No centro, uma pilha de roupas amontoadas. Ao fundo, uma projeção de céu nublado. Em cima da imagem, lê-se Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais do Departamento de Artes Cênicas. Volume 11. Número 2. Jul-Dez 2021. Embaixo da imagem, lê-se Gêneros na Cena Teatral. O fundo da página como um todo é na cor lilás.
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Palavras-chave

Rainha Nzinga
Corporeidade afro-brasileira
Processo de criação

Como Citar

SALES, Jonas. A composição cênica de narrativas de Axé de uma rainha africana em meu corpo de homem : caminhos!?. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 145–157, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667114. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667114. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Apresenta-se neste ensaio, uma proposição de composição para a cena de uma personagem mulher em um corpo “masculino”. Percorre a história da Rainha Nzinga e sua contribuição no processo de criação da personagem no corpo do artista da cena. Busca-se caminhos para descobertas de Axé em diálogos com matrizes corporais afro-brasileiras como referencial de conexão com a ancestralidade em cena.

https://doi.org/10.20396/pita.v11i2.8667114
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Copyright (c) 2021 Jonas Sales

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