Banner Portal
Teatro feminista e a experiência de aulas remotas na pós-graduação
Imagem no centro da página: roupas femininas penduradas em um varal. No centro, uma pilha de roupas amontoadas. Ao fundo, uma projeção de céu nublado. Em cima da imagem, lê-se Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais do Departamento de Artes Cênicas. Volume 11. Número 2. Jul-Dez 2021. Embaixo da imagem, lê-se Gêneros na Cena Teatral. O fundo da página como um todo é na cor lilás.
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Vigilância
Teatro feminista
Ensino remoto

Cómo citar

MIRANDA, Maria Brígida de; POLIDORO, Stefanie Liz; COSTA, Suzana Morelo Vergara Martins; FABRO, Airton; SILVA, Tiago Herculano da. Teatro feminista e a experiência de aulas remotas na pós-graduação. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 36–48, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667556. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667556. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumen

Este artigo integra um relato da minha experiência como professora da disciplina “Introdução ao Teatro Feminista” e os relatos de quatro pós-graduandas/os do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC. Inicio o texto historicizando minha vivência com aspectos de vigilância e controle social, para problematizar as atividades de ensino remoto no contexto da pandemia de Covid-19. Reflito sobre os prós e contras das aulas interativas serem filmadas e gravadas nas plataformas digitais. Ao longo do artigo, alio meu texto aos relatos de outras/os autoras/es que compartilharam comigo suas impressões e memórias sobre esta disciplina.

https://doi.org/10.20396/pita.v11i2.8667556
PDF (Português (Brasil))

Citas

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras. 2015.

AZEVEDO. Josephina Alvares de. O Voto Feminino (1890). Acervo Histórico. (sem data) 74-82. Acesso em 7/11/2021. 22:07. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/525_arquivo.pdf.

COSTA, Suzana Morelo Vergara Martins. Relato sobre a disciplina Introdução ao Teatro Feminista. Texto não publicado enviado por e-mail.

FABRO, Airton. Relato sobre a disciplina Introdução ao Teatro Feminista. Texto não publicado enviado por e-mail.

HANISCH, Carol. O pessoal é político. (fevereiro de 1969). Acesso em 8/11/2021. 09:25. Disponível em: https://we.riseup.net/assets/190219/O+Pessoal%2B%C3%A9%2BPol%C3%ADtico.pdf.

HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos. 2018.

KUMIEGA, Jennifer. The Theatre of Grotowski. London: Methuen, 1985.

MAIOR, Valéria Andrade Souto. Josefina Álvares de Azevedo - Teatro e propaganda sufragista no Brasil do século XIX. (sem data) 65-73. Acesso em 7/11/2021. 22:07. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/525_arquivo.pdf.

MIRANDA, Maria Brígida de. Playful Training: Towards capoeira in the physical training of actors. Saarbrücken: LAP LAMBERT Academic Publishing. 2010.

POLIDORO, Stefanie Liz. Relato sobre a disciplina Introdução ao Teatro Feminista. Texto não publicado enviado por e-mail.

SILVA, Tiago Herculano da. Relato sobre a disciplina Introdução ao Teatro Feminista. Texto não publicado enviado por e-mail.

WOLFORD, Lisa. Grotowski Vision of the Actor. Actor Training. Ed. Alison Hodge. London: Routledge. 2010. 199-214.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2021 Maria Brígida, Stefanie Liz Polidoro, Suzana Morelo Vergara Martins Costa, Airton Fabro, Tiago Herculano da Silva

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.