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Teatra
Imagem no centro da página: roupas femininas penduradas em um varal. No centro, uma pilha de roupas amontoadas. Ao fundo, uma projeção de céu nublado. Em cima da imagem, lê-se Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais do Departamento de Artes Cênicas. Volume 11. Número 2. Jul-Dez 2021. Embaixo da imagem, lê-se Gêneros na Cena Teatral. O fundo da página como um todo é na cor lilás.
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Palavras-chave

Transgeneridades
Performance
Transfeminismo teatral

Como Citar

LEAL, Dodi Tavares Borges. Teatra. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 28–35, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667185. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667185. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

Quais os rasgos transfeministas da cena teatral? De que forma a inscrição da teatra como campo de criação atua em operações de tráfico epistêmico? Do poder do gênero ao padê do gênero, os circuitos curatoriais das teatralidades de fronteira se esfacelam em torno do pó do gênero, e não de processos pós-gênero. Este texto desvenda aspectos trata da periculosidade da diferença com o intuito de denunciar a cafetinagem cisgênera em torno da produção artística teatral das transgeneridades. Sendo assim, os expedientes de tutela são matizados pelo choque da generética (ética de gênero) no sentido de auferir enfeitiçamentos de produção de conhecimento. Este percurso é o primeiro passo no sentido de demonstrar como a teatra detecta pelo menos três camadas da apropriação epistêmica das transvestigeniridades nas artes cínicas: 1) fetiche sexual; 2) fetiche acadêmico; e 3) fetiche social.

https://doi.org/10.20396/pita.v11i2.8667185
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Referências

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