Resumo
Quais os rasgos transfeministas da cena teatral? De que forma a inscrição da teatra como campo de criação atua em operações de tráfico epistêmico? Do poder do gênero ao padê do gênero, os circuitos curatoriais das teatralidades de fronteira se esfacelam em torno do pó do gênero, e não de processos pós-gênero. Este texto desvenda aspectos trata da periculosidade da diferença com o intuito de denunciar a cafetinagem cisgênera em torno da produção artística teatral das transgeneridades. Sendo assim, os expedientes de tutela são matizados pelo choque da generética (ética de gênero) no sentido de auferir enfeitiçamentos de produção de conhecimento. Este percurso é o primeiro passo no sentido de demonstrar como a teatra detecta pelo menos três camadas da apropriação epistêmica das transvestigeniridades nas artes cínicas: 1) fetiche sexual; 2) fetiche acadêmico; e 3) fetiche social.
Referências
COSTA, Pêdra. The kuir sauvage. In: Revista Arte da Cena, v.1, n.28, Rio de Janeiro: IA/UERJ, 2016.
HABIB, Ian. Corpos transformacionais: a facetrans no Brasil. In: Revista Arte da Cena, v.6, n.2, pp.68-106, Goiânia: PPGAC/EMAC/UFG, 2020.
LEAL, abigail. me curo y me armo, estudando: a dimensão terapêutica y bélica do saber prete y trans. In: Pandemia Crítica, n.052. São Paulo: n-1 edições, 2020a.
LEAL, Dodi. A arte travesti é a única estética pós-apocalíptica possível? Pedagogias antiCIStêmicas da pandemia. In: Pandemia Crítica, n.094. São Paulo: n-1 edições, 2020a.
LEAL, Dodi. Espacialidade travesti: habitat de gênero e práticas topográficas de corpos trans nas artes da cena brasileira. In: Urdimento, v.2, n.38. Florianópolis: PPGT/Ceart/Udesc, 2020b.
LEAL, Dodi. Fabulações travestis sobre o fim. In: Conceição/Conception, v.10, n.1. Campinas: PPGAC/IA/Unicamp, 2021.
MOMBAÇA, Jota. Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência. In: Cadernos de Imaginação Política, São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, 2016.
MOMBAÇA, Jota. A plantação cognitiva. In: MASP Afterall - Arte e Descolonização. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo, 2020.
PRECIADO, Paul. Un apartamento en Urano: crónicas del cruce. Barcelona: Anagrama, 2019.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Dodi Tavares Borges Leal