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Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas
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Como Citar

MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira; ALBRES, Neiva de Aquino; SOUSA, Wilma Pastor de Andrade. Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 3, p. 103–124, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642374. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo problematiza a proposta bilíngue para crianças surdas na Educação Infantil e sua importância para o desenvolvimento linguístico do sujeito surdo. A partir da descrição de uma cena escolar em uma escola Polo bilíngue da rede municipal no interior de São Paulo, discute a aquisição de linguagem precoce e a relevância do brincar na Educação Infantil e reflete sobre a aquisição da língua de sinais nessa faixa etária, por meio da interação dialógica com o outro (surdo). Enfatiza a necessidade de políticas que estimulem a entrada da criança surda neste nível de ensino e valorizem a especificidade da surdez numa vertente bilíngue (Libras/Português) e também sugere a ampliação de escolas polos, inclusivas e bilíngues, para estudantes surdos e a adoção da língua de sinais como língua de instrução, com professores surdos e colegas surdos.

Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar. Educação inclusiva bilíngue

Abstract

The article discusses the bilingual pre-kindergarten curriculum and its relevance for the linguistic development of the deaf person. Based on the description of a school scene in a public municipal school especially adapted to the needs of deaf children, the article discusses the implications, for children in this age group, of the precocious acquisition of sign language mediated by dialogical interaction with other deaf children. It advocates the need for policies that stimulate deaf children to attend this level of schooling, the bilingual approach of deaf children education, and finally the increase in the number of schools in which deaf teachers and children could meet and work together

Keywords: Pre-kindergarten stage, deafness, bilingual and inclusive education

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