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Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
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Como Citar

GIRALDI, Luciana Ponce Bellido; SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato. Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 3, p. 239–255, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642381. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é problematizar práticas docentes observadas em sete turmas, distribuídas entre quatro unidades de ensino, com o intuito de contextualizar diferenças e aproximações entre as práticas estabelecidas em cada ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que contou com o emprego de diversos instrumentos e com a contribuição de professores e alunos. Como resultado deste estudo, notou-se que, embora houvesse proximidades entre as práticas acompanhadas em distintas turmas, expressas por perguntas, exemplos, atividades, correções e tarefas, baseadas em um padrão macrossocial, também se fizeram presentes diferenças, sopesadas nas singularidades dos contextos, atreladas às características docentes, à composição e aos posicionamentos dos alunos atendidos.

Palavras-chave: Práticas docentes. Salas de aulas. Ensino Fundamental. Contextos escolares

Abstract

This article discusses the variability of teaching practices in order to understand its causes. Based on a qualitative, longitudinal research developed in seven classes, distributed among four schools, the article shows that although similarities among teaching practices were quite common in terms of types of questions, examples, activities, exercise corrections and homework, based on a macro-social standard, differences were also present, associated with the singularities of contexts, the teacher’s characteristics, and the composition and behavior of the students concerned.

Keywords: teaching practices, classrooms, elementary education, school contexts

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