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Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil
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Palavras-chave

Crianças. Educação infantil. Experiência. Infância. Walter Benjamin

Como Citar

SANTOS, Sandro Vinicius Sales. Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 223–239, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642407. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

Este estudo tem como eixo norteador a teoria crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin. Partindo da polissemia do conceito de experiência no texto benjaminiano, o autor busca elementos conceituais que auxiliem na elaboração da noção de experiência infantil (composta por um misto de complexidade e sutileza). A análise se desenvolve a partir de textos do próprio Benjamin e de textos de comentaristas da teoria crítica da cultura e da modernidade. Ao apresentar as contribuições de Walter Benjamin para a construção de um olhar diferenciado para a criança e sua educação, o autor conclui enfatizando a importância delas para a área da educação infantil e, de modo mais amplo, para o desenvolvimento da infância contemporânea.

Abstract

This article reflects on Benjamin’s critical theory of culture and modernity as a contribution for professionals and researchers of child education. Exploring the polysemy of the concept of experience in Benjamin work, it develops the idea of child experience (consisting of a mixture of complexity and subtlety), with the help also of texts produced by the critics of the culture and modernity theory. It ends emphasizing Walter Benjamin’s contributions for the childhood education field, seeing it as a relational space that contributes to the development of contemporary childhood.

Keywords: children, early child education, experience, childhood, Walter Benjamin

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