Banner Portal
Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil
Remote

Palavras-chave

Crianças. Educação infantil. Experiência. Infância. Walter Benjamin

Como Citar

SANTOS, Sandro Vinicius Sales. Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 223–239, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642407. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este estudo tem como eixo norteador a teoria crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin. Partindo da polissemia do conceito de experiência no texto benjaminiano, o autor busca elementos conceituais que auxiliem na elaboração da noção de experiência infantil (composta por um misto de complexidade e sutileza). A análise se desenvolve a partir de textos do próprio Benjamin e de textos de comentaristas da teoria crítica da cultura e da modernidade. Ao apresentar as contribuições de Walter Benjamin para a construção de um olhar diferenciado para a criança e sua educação, o autor conclui enfatizando a importância delas para a área da educação infantil e, de modo mais amplo, para o desenvolvimento da infância contemporânea.

Abstract

This article reflects on Benjamin’s critical theory of culture and modernity as a contribution for professionals and researchers of child education. Exploring the polysemy of the concept of experience in Benjamin work, it develops the idea of child experience (consisting of a mixture of complexity and subtlety), with the help also of texts produced by the critics of the culture and modernity theory. It ends emphasizing Walter Benjamin’s contributions for the childhood education field, seeing it as a relational space that contributes to the development of contemporary childhood.

Keywords: children, early child education, experience, childhood, Walter Benjamin

Remote

Referências

Agamben, G. (2005). Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG.

Benjamin, W. (1970). Sobre el programa de la filosofía venidera. In W. Benjamin, Sobre el programa de la filosofia venidera y otros ensayos. (R. J. Vernejo, trad. espanhol, pp. 8-15). Caracas: Monte Avila.

Benjamin, W. (1984). Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus.

Benjamin, W. (2011a). Magia e técnica: arte e política (Obras escolhidas, Vol. 1). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (2011b). Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo (Obras escolhidas, Vol. 3). São Paulo: Brasiliense.

Bolle, W. (1984). Benjamin e a cultura da criança. In W. Benjamin, Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação (pp. 13-16). São Paulo: Summus.

Ferris, D. S. (2008). On the program of the coming philosophy (1918). In D. S. Ferris, Introduction to Walter Benjamin (pp. 42-45). Cambridge University Press. United States of America: New York.

Gagnebin, J. M. (2011). Walter Benjamin ou a história aberta (prefácio). In W. Benjamin, Magia e técnica: arte e política (Obras escolhidas, Vol.1, S. P. Rouanet, trad., 14a reimpr.). São Paulo: Brasiliense.

Galzerani, M. C. B. (2002). Imagens entrecruzadas de infância e de produção de conhecimento histórico em Walter Benjamin. In A. L. G. de Faria, Z. de B. F.

Demartini, & P. D. Prado (Orgs.), Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças (pp. 49-68). Campinas: Editores Associados.

Jobim e Souza, S. (2002). Infância e linguagem: Bakthin, Vygotsky e Benjamin (Coleção Magistério: Formação e trabalho Pedagógico). Campinas: São Paulo.

Kramer, S. (1998). Produção cultural e Educação: algumas reflexões críticas sobre educar com museus. In S. Kramer, & M. I. Leite (Orgs.), Infância e produção cultural (pp. 207-223, Série Prática Pedagógica). Campinas: Papirus.

Kramer, S. (2000). Leitura e escrita como experiência: seu papel na formação de sujeitos sociais. Presença Pedagógica, 6(31), 17-27.

Larrosa, J.(2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. 19, 20-28.

Löwy, M. (2002). A filosofia da história de Walter Benjamin. Estudos Avançados 16(45), 199-206.

Meinerz, A. (2008). Concepções de experiência em Walter Benjamin. Dissertação de mestrado em Filosofia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 81 p.

Oswald, M. L. M. B. (2008). Infância e história: leitura e escrita como práticas de narrativas. In S. Kramer, & M. I. Leite (Orgs.), Infância: fios e desafios da pesquisa (pp. 57-72, Série Prática Pedagógica). Campinas: Papirus.

Pereira, R. M. R. (2012). Um pequeno mundo próprio inserido em um mundo maior. In R. M. R. Pereira, & N. M. R. Macedo. Infância em pesquisa (pp. 25-57). Rio de Janeiro: NAU.

Santos, S. V. S. dos. (2013). A gente vem brincar, colorir e até fazer atividade – a perspectiva das crianças sobre a experiência de frequentar uma instituição de Educação Infantil. Dissertação de mestrado em Educação, UFMG, Belo Horizonte.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.