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Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares
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Palavras-chave

Identidade docente. Ensino Médio. Disciplina escolar. Narrativas

Como Citar

ROSA, Maria Inês Petrucci; RAMOS, Tacita Ansanello. Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 141–160, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642422. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga relações entre os processos identitários docentes e a noção de disciplina escolar. Do ponto de vista metodológico, foi constituí- do um quadro empírico de narrativas docentes produzidas pela rememoração das experiências profissionais na relação com as disciplinas escolares. A análise mostrou que é possível depreender processos identitários docentes disciplinares articulados às experiências de vida dos professores na relação com dinâmicas de estabilização presentes no currículo. Aliadas a esse aspecto, evidenciam-se dificuldades em torno de práticas interdisciplinares, já que a disciplina escolar se configura, geralmente, como uma espécie de nicho que blinda identidades docentes.

Abstract

The article presents results of a research project that investigates relationships between teacher identity processes and the notion of school discipline. From the methodological point of view, was constituted an empirical framework of narratives produced by the recollection of professional experiences in relation to school subjects. As a result, it is possible to deduce that identity processes disciplinary faculty are articulated the life experiences of teachers producing a stabilization dynamic in the curriculum. Allied to this aspect, are evident the difficulties around interdisciplinary practices, being the school discipline shaped generally as a kind of niche that protects teacher identities.

Keywords: teacher identity, high school, scholar discipline, narrative

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