Banner Portal
Interdiscursividade e interdição no discurso do conhecimento escolar em geografia
Remote

Palavras-chave

Currículo. Discurso. Conhecimento escolar. Ensino de geografia

Como Citar

VILELA, Carolina Lima. Interdiscursividade e interdição no discurso do conhecimento escolar em geografia. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 199–216, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642426. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Esse artigo examina como se dão os processos de interdiscursividade e interdição na constituição do discurso do conhecimento escolar em Geografia. Operando com as noções foucaultianas de enunciado e prática discursiva, analisa-se um conjunto de textos de livros didáticos recentes do Ensino Fundamental. Constatou-se que o discurso em questão é constituído por enunciados do discurso econômico, associados a sentidos ligados às demandas sociais contemporâneas, como a ambiental e a cultural. No jogo complexo de negociações de significados, alguns conteúdos parecem ficar fora da interdiscursividade que legitima esse conhecimento. Tais interdições foram vistas aqui também como efeitos de poder.

Abstract

The aim of this research is to find out how statements that constitute the discourse of the school knowledge in Geography build up relationships with one another, considering that, in the course of this process, complex intersections occur with other discourses. Mainly based on Michel Foucault´s theorizations, especially on The Archeology of Knowledge and The Discourse Order, it discusses issues about interdiscoursive and interdiction processes. Analyzing school text books, it was possible to verify that this discourse is established with ambivalent relationships, once there are some contents that are ‘in’ and others that become ‘out’ of the discourse order. Such interdiction processes were also understood as power effects.

Keywords: curriculum, discourse, school knowledge, geography

Remote

Referências

Ferreira, M. S. (2014). Currículo e cultura: diálogos com as disciplinas escolares Ciências e Biologia. In A. F. Moreira, & V. M. Candau (Org.). Currículos, disciplinas escolares e culturas (pp. 185-213). Petrópolis: Vozes.

Fischer, R. M. B. (2001). Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, 114, 197-223.

Foucault, M. (1971/1996 reimpr.). A ordem do discurso. São Paulo: Loyola.

Foucault, M. (2010). A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Hall, S. (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação e Realidade, 22(2), 15-46.

Machado, R. (1998). Por uma genealogia do poder (Introdução). In M. Foucault, Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal.

Machado, R. (2009). Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Zahar.

Popkewitz, T. (2001). Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artes Médicas.

Sommer, L. H. (2008). A ordem do discurso escolar. Revista Brasileira de Educação, 12(34), 57-67.

Veiga-Neto, A. (2011). Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica.

Fontes Consultadas: Ministério da Educação e Cultura (MEC). Guia de análise do livro didático – Geografia. Edição 2011. Brasília, 2010.

Coleções de Livros Didáticos (6º. ao 9º. ano): Boligian, L., Martinez, R., Garcia, W., & Alves, A. A. Geografia Espaço e Vivência (2009). São Paulo: Atual.

Pires, V., & Bellucci, B. (2009). Projeto Radix: Geografia. São Paulo: Scipione.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.