Banner Portal
A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios
Remote

Palavras-chave

Formação humana. Cuidado de si. Sujeito da educação. Michel Foucault. Estudos de recepção

Como Citar

SILVA, Nyrluce Marília Alves; FREITAS, Alexandre Simão. A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 217–233, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este estudo objetiva problematizar os usos da noção de cuidado de si foucaultiana no pensamento educacional contemporâ- neo. Nesse sentido, mobilizando uma ampla pesquisa teórica, investigou-se como pesquisadores brasileiros têm tematizado essa noção para pensar questões filosófico-educacionais. Observou-se que, no último decênio, o cuidado de si emergiu como uma chave analítica sui generis para repensar a ideia e os dilemas da formação humana, possibilitando aos educadores delinear formas de resistência crítica e criativa aos desafios éticos, políticos e formativos nos tempos atuais. Isso tem contribuído, sobretudo, para o debate em torno da crítica ao sujeito da educação. Ao mesmo tempo, os usos do cuidado de si indicam a emergência de um quarto movimento da recepção de Foucault na educação, diferindo da hegemonia dos anos 1980 e 1990 em que predominava a acolhida da analítica do poder

Abstract

This study aims to discuss the uses of notion the care of the Self Foucaultian in contemporary educational thinking. In this sense, trough a broad theoretical research, investigated how Brazilian researchers have used this notion to think philosophical and educational issues. We note that, in the last decade, self care emerged as a sui generis analytical key to rethinking the idea and the dilemmas of human formation, enabling educators think form a resistance critical and creative the challenges ethic, political and formative of our time. This has contributed mostly to the debate about the criticism of the subject of education. At the same time, the use the care of the self indicate the emergence of a fourth movement of receipt of Foucault in education, differing from the hegemony of the 1980s and 1990s that prevailed the hegemony the analytics of power.

Keywords: human formation, care of the self, subject of education, Michel Foucault, reception studies

Remote

Referências

Albuquerque Jr, D. M. de. (n.d). Vozes sem rosto, sombrias silhuetas: a contribuição da publicação do livro Vigiar e Punir de Michel Foucault para a historiografia brasileira, pp.1-10. Recuperado em outubro de 2013, deb <http://www.cchla.ufrn.br/ppgh/ docentes/durval/index2.htm>.

Dalbosco, C. A. (2009, outubro). Por uma filosofia da educação transformada. In Reunião Anual da ANPEd,32 (pp.1-17). Caxambu/MG. Recuperado em outubro de 2013 , de <http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT17- 5336–Int.pdf> .

Dalbosco, C. A. (2010). Pragmatismo, teoria crítica e educação: ação pedagógica como mediação de significados. Campinas, SP: Autores Associados.

Foucault, M.(1984). História da sexualidade 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal.

Foucault, M. (2006). A hermenêutica do sujeito. (2a ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Gallo, S. (1997). Repensar a educação: Foucault. Filosofia, Sociedade e Educação.

Marilia: UNESP, 1(1), 93-118.

Gallo, S. (2006). Cuidar de si e cuidar do outro. In W. O. Kohan, & J. Gondra. Foucault 80 anos (pp.177-190). Belo Horizonte: Autêntica.

Gallo, S. (2008). Foucault: (Re)pensar a Educação. In M. Rago, & A. Veiga-Neto (Orgs.).

Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, pp. 253-260.

Gallo, S. (2009). Entre Édipos e o Anti-Édipo: estratégias para uma vida não fascista.

Inn M. Rago, & A. Veiga-Neto (Orgs.). Para uma vida não-facista. (pp. 363-376).

Belo Horizonte: Autêntica.

Hermann, N. (2005). Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: Edipucrs.

Muchail, S.T. (2011). Foucault, mestre do cuidado. São Paulo: Loyola.

Ramírez, C. E. N. (2008, de 19 a 22 de outubro). Foucault professor. In Reunião Anual da ANPEd. Caxambu. Recuperado em outubro de 2013, de <http://www.anped.

org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT17-4152–Int.pdf> Pagni, P. A. (2010). Um ensaio sobre a experiência, a infância do pensamento e a ética do cuidado: pensar a diferença e a alteridade na práxis educativa. In W. Kohan (Org.). Devir-criança da filosofia: infância e educação (pp.63-80). Belo Horizonte: Autêntica.

Pagni, P. A. (2011). O cuidado de si em Foucault e as suas possibilidades na educação: algumas considerações. In L. A. Souza, T. T. Sabatine, & B. R. Magalhães (Orgs.).

Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito. (pp. 19-46). Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica.

Rago, M. (2008). Michel Foucault e o zoológico do rei. In D. M. Albuquerque Jr, A. Veiga-Neto, & A. Souza Filho (Orgs.). Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, pp. 253-268.

Silva, T. T. (1993). Teoria educacional crítica em tempos modernos. Porto Alegre: Artes Médicas.

Silva, T. T. (1994). (Org.). O sujeito da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, R.J.: Vozes.

Veiga-Neto, A. (1995). (Org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina.

Veiga-Neto, A. (2009, maio/agosto). Educação & Realidade. Governamentalidade e educação, 3 (2), 187-204

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.