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Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório
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Palavras-chave

Paulo Freire. Currículo crítico-emancipatório. Proposta educacional libertadora. Diálogo.

Como Citar

MENEZES, Marilia Gabriela; SANTIAGO, Maria Eliete. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 45–62, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642432. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Filósofos, educadores e curriculistas, comprometidos com o paradigma da educação emancipatória de vários países, compartilham a ideia de que o pensamento de Paulo Freire está sempre em movimento e dialoga com diferentes questões contemporâ- neas, assim como traz elementos norteadores para a construção da teoria curricular crítica e eticamente empenhada na humanização dos sujeitos. Nessa direção, o presente artigo analisa os elementos que configuram a proposta educacional libertadora e o diálogo como uma das categorias fundantes do pensar freireano para tratar das questões sobre o currículo na perspectiva crítico-emancipatória. A pesquisa privilegia a abordagem de natureza qualitativa e elege, como procedimento investigativo, o estudo bibliográfico. Para a análise dos dados, toma como referência a técnica de Análise Temática na perspectiva de Laurence Bardin.

Abstract

Philosophers, educators and curriculum experts committed to the paradigm of emancipatory education in several countries share the idea that the political-pedagogical thinking of Paulo Freire is always in motion and that it dialogues with various contemporary issues, thus providing guidance for the construction of a curriculum theory emancipatory and ethically committed to humanize each individual. This article analyzes the elements that shape a liberating educational proposition, showing the dialogue as one of the founding categories of Freire’s thinking, appropriated to deal with curriculum issues in a critical-emancipatory perspective.

Keywords Paulo Freire, curriculum critical-emancipatory, liberating educational proposal, dialogue.

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