Banner Portal
Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual
Remote

Palavras-chave

Pedagogia freireana. Pensamento utópico. Pedagogia radical. Diálogo. Rigorosidade metodológica

Como Citar

STRECK, Danilo R. Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 83–101, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642434. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O texto propõe-se a refletir sobre o legado de Paulo Freire e a sua contribuição para a educação contemporânea. São identificados quatro elementos da pedagogia freireana que são de especial relevância na pedagogia atual: a) a recriação e o cultivo do pensamento utópico; b) a radicalidade como base da ação ético-pedagógica; c) o diálogo como princípio metodológico; d) a libertação da pedagogia para uma nova rigorosidade. Os “ecos de Angicos” ajudam a articular diferentes posições, não temendo o trabalho nas fronteiras das áreas de conhecimento e as perspectivas epistemológicas; ao mesmo tempo, desafiam a ir às raízes e compreender as condições sociais nas quais as práticas educativas estão inseridas e onde são criadas as condições para a emergência dos “inéditos viáveis”.

Abstract

The article identifies four elements in Freirean pedagogy which are of special relevance for present-day pedagogy: a) the rebirth and cultivation of utopian thinking; b) radicalism as foundation for pedagogical-ethical action; c) dialogue as a methodological principle; e) the liberation of pedagogy. The “echoes” of Angicos help to articulate different positions, not renouncing to work in the frontiers of different fields of knowledge and epistemological perspectives; at the same time, they challenge the need to understand the social conditions in which educational practices are rooted and in which are created the conditions for the emergence of new feasibilities.

Keywords Freirean pedagogy, utopian thinking, radical pedagogy, dialogue, methodological rigorousness.

Remote

Referências

ANDREOLA, Balduíno. Carta-prefácio a Paulo Freire. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

ARAÚJO FREIRE, Ana Maria (Org.). A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BOFF, Leonardo. Transcendência. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 407-408.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Andarilhagen. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 2. ed.. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

CALLONI, Humberto. Ecologia. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 131-133.

COADY, James. Masters of their own destiny. New York; London: Harper & Row, 1939.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 1995a.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Entrevista. Entrevistadora: Luciana Burlamaqui. TV PUC/SP, 17 abr. 1997. 1 DVD.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995b. (Coleção Questões de nossa época, v. 23).

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1993.

FREIRE, Paulo; GUIMARÀES, Sérgio. Sobre educação (Diálogos). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. v. 2.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2000.

GALLO, Silvio; VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Fundamentalismo & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ILLICH, Ivan. Deschooling Society. New York: Harper & Row, 1972.

SHAULL, Richard. Foreword. In: FREIRE, Paulo. Pedagogy of the oppressed. New York: Herder and Herder, 1972. p. 9-15.

STRECK, Danilo R. Cinco razões para dialogar com Paulo Freire. Revista E-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 1-19, dez. 2011.

STRECK, Danilo R. Pedagogia no encontro de tempos: ensaios inspirados em Paulo Freire. Petrópolis: Vozes, 2001.

STRECK, Danilo R. Qual o conhecimento que importa. Revista E-curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 8-24, set/dez. 2012.

STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Ed.). Paulo Freire Encyclopedia. Lanham: Rowman & Littlefield, 2012.

TORRES NOVOA, Carlos Alberto. La práxis educativa de Paulo Freire. México: Gernika, 1977.

TORRES NOVOA, Carlos Alberto; NOGUERA, Pedro (Ed.). Social justice education for teachers: Paulo Freire and the possible dream. Rotterdam: Sense, 2008.

TORRES, Rosa Maria. Os múltiplos Paulo Freire. In: ARAÚJO FREIRE, Ana Maria (Org.). A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Editora UNESP. 2001. p. 231- 242.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.