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O Livro de Hilda (1902), a cartilha do método analítico, por João Köpke
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Palavras-chave

Manuscrito. João Köpke. Método analítico. Cartilha

Como Citar

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; SANTOS, Maria Lygia Cardoso Köpke. O Livro de Hilda (1902), a cartilha do método analítico, por João Köpke. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 185–209, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642442. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo toma como fonte e objeto de pesquisa a cartilha O Livro de Hilda – ensino da leitura pelo processo analítico, com data de 1902 e autoria de João Köpke (1852-1926). Esse livro manuscrito é a prova material da existência de uma cartilha produzida por esse autor para o ensino da leitura pelo método analítico – encontrada apenas em sua versão original. A obra é composta por três partes: “o livro de hilda”, “o livro das bonecas”, “O livro de Hilda – Instrucções para seu uso”.1 Descreve-se, neste texto, o modo composicional dessa cartilha e analisam-se seus aspectos visuais e textuais quanto ao “mé- todo analítico da palavração”, tal como ele se apresenta nesta obra. Ao mesmo tempo, situa-se João Köpke em sua época, fazendo algumas comparações com outras cartilhas publicadas por educadores adeptos do método analítico, dialogando com estudos recentes de pesquisadores da cultura escolar

Abstract

This article discusses variations in the analytical method of literacy by examining the handwritten booklet “‘O Livro de Hilda’- the teaching of reading by using the analytical method”, written by João Köpke and diffused in 1902. The booklet in exam is the original first edition and documents the author’s investment in this literacy method. The analysis shows the particularities of the textual and visual aspects of the booklet in comparison with other similar teaching materials produced at the time in the light of recent findings in the field of school culture.

Keywords Manuscript, João Köpke, analytical method, spelling book.

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