Dialética do progresso e do domínio da natureza: técnica em Theodor W. Adorno e José Ortega y Gasset

  • Jaison José Bassani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Formação. Theodor W. Adorno, José Ortega y Gasses. Domínio da natureza. Dialética do progresso

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo comparativo sobre aspectos da questão da técnica em obras de Theodor W. Adorno e José Ortega y Gasset, desdobrado em suas relações com o progresso, o domínio da natureza e a cultura de massas. Pretende com isso encontrar o tema da formação e seus impasses, problematizando-o mais uma vez. O cotejamento parte de comentário de Adorno sobre Ortega, segundo o qual este seria um crítico conservador da cultura, para então confrontar teoricamente os temas escolhidos. A análise da técnica em Adorno e em Ortega dá-se a partir da posição que cada um apresenta nos termos da condição humana, extraindo-se daí as consequências analíticas, mas também formativas, de cada autor: uma vinculada à perspectiva de que seria a técnica motor da existência e produção do supérfluo; outra, que a compreende no interior de uma dialética do esclarecimento.

Abstract

The article presents results of a comparative study on how the question of technique is approached in the works of Theodor W. Adorno and José Ortega y Gasset. It looks into how this question is unfolded in relation with the notions of progress, domination of nature and mass culture. The intention is to question the theme of formation (Bildung) and its impasses in these works. The discussion starts with the analysis of Adorno’s view of Ortega as a conservative critic of culture, and is followed by a theoretically confrontation between both thinkers. The analysis of the notion of technique by Adorno and Ortega takes into account the views that each one held on the human condition, extracting their analytical and formative consequences: for the first author, technique is seen as the engine of existence and of superfluous production while for the second one technique should be apprehended within a dialectic of enlightenment.

Keywords Formation, Adorno, Theodor W., Ortega y Gasset, José, domination of nature; dialectic of progress.

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Biografia do Autor

Jaison José Bassani, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciado em Educação Física (2003) e Doutor em Educação (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), onde atua, principalmente, em atividades de pesquisa, extensão e orientação. É professor (Adjunto II) do Departamento de Educação Física e dos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde abril de 2014 é coordenador do subprojeto Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSC. 
Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1995) e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha, onde estudou com Detlev Claussen, Andreas Trebels, Regina Becker-Schmidt e Oskar Negt. Frequentou ainda os cursos de Psicologia (UFSC, IMES) e de Sociologia, Filosofia e Psicologia Social (Universidade de Hannover). Na UFSC desde 1998, foi Coordenador Geral de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação foi membro da Câmara de Pesquisa da instituição.

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Publicado
2015-12-22
Como Citar
Bassani, J. J., & Vaz, A. F. (2015). Dialética do progresso e do domínio da natureza: técnica em Theodor W. Adorno e José Ortega y Gasset. Pro-Posições, 25(3), 211-227. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642443
Seção
Artigos