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Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambiente
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Palavras-chave

Política. Educação. Meio ambiente

Como Citar

BARCHI, Rodrigo. Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambiente. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 229–247, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642444. Acesso em: 1 jul. 2024.

Resumo

Esse artigo busca discutir a institucionalização das perspectivas teóricas e práticas da educação ambiental, tendo como objetivo questionar se esse processo pode manter o potencial político da educação ambiental, ou se ele será responsável por sua despolitização, por transformá-la em instrumento de manutenção do poder governamental constituído, com a justificativa de ser a responsável pela salvação da espécie humana e de outros seres vivos da catástrofe ecológica que se aproxima. Para esse debate, serão utilizadas principalmente as noções de política, polícia, consenso e dissenso no trabalho de Jacques Rancière, além da ideia de grande saúde na perspectiva de Nietzsche, e das forças molares e moleculares desenvolvidas por Felix Guattari.

Abstract

This article discusses if the institutionalization process of theoretical and practical perspectives on environmental education will maintain the political potential of this pedagogical proposal or if it can destroy this force The discussion examines the definitions of ‘politics’, ‘the police’, ‘consensus’ and ‘dissensus’ in the work of Jacques Rancière, alongside the concepts of ‘great health’ presented by Nietzche, and ‘molar’ and ‘molecular’ forces by Felix Guattari.

Keywords Politics, education, environment.

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