Banner Portal
Cuidar de si, dizer a verdade: arte, pensamento e ética do sujeito
Remote

Palavras-chave

Ética. Sujeito. Verdade. Práticas de si

Como Citar

MARCELLO, Fabiana de Amorim; FISCHER, Rosa Maria Bueno. Cuidar de si, dizer a verdade: arte, pensamento e ética do sujeito. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 157–176, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642459. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Tomando como ponto de partida alguns temas básicos da Educação (tais como as relações entre saber e conhecimento, teoria e prática, entre outros), propomos, neste artigo, analisar as relações entre sujeito e verdade, mediadas pelas práticas de si. Incialmente, tal discussão é tomada a partir do conceito de cuidado de si, em sua dimensão ontológica – dimensão que coloca em jogo sujeito e saber e que nos possibilita problematizar a noção de sujeito do conhecimento. Em seguida, discutimos a relação entre sujeito e verdade, a partir da prática da parresía, da “fala franca”, como conceito operador de uma pragmática do discurso – inseparável da ação e do pensamento. Ao tomarmos tais conceitos – cuidado de si, parresía – como chaves de leitura da obra de Foucault, assumimos a profunda alteração que tais discussões instauram e o quanto elas nos permitem pensar, de outras formas, temas da Educação e, para além dela, a nós mesmos.

Abstract

By taking some basic topics in education as a starting point (such as relationships between lore and knowledge, theory and practice, among others) we have attempted to analyze in this paper the relationships between subject and truth mediated by the notion of practices of the self. Initially, the discussion has considered the concept of care of the self in its ontological dimension, which involves both subject and lore and enables the problematization of the notion of the subject of knowledge. We have discussed the relationship between subject and truth by addressing the practice of parrhesia, or “fearless speech”, as a concept that operates a pragmatics of discourse, which is inseparable from action and thought. By taking such concepts – care of the self, parrhesia – as keys to reading Foucault’s works, we have assumed the deep alteration that such discussions introduce in his work and how much they enable us to think differently about educational topics and, beyond that, to think about ourselves.

Keywords Ethics, subject, truth, practices of the self

Remote

Referências

AQUINO, Julio Groppa. A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 54, p. 301-324, jun. 2013.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1991.

DELEUZE, Gilles. Michel Foucault. In: DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000. p. 103-147.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Ética, Sexualidade e Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a, p. 264-287.

FOUCAULT, Michel A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.

FOUCAULT, Michel. Diálogo sobre o poder. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IV. Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. p. 253-266.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FOUCAULT, Michel. O cuidado com a verdade. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Ética, Sexualidade e Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004c, p. 240- 251.

FOUCAULT, Michel O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Tecnologías del yo y otros textos afines. Paidós: Barcelona, 1990.

GALLO, Silvio. Foucault: (Re)pensar a Educação. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo da (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 253-260.

GROS, Frédéric. A parrhesia em Foucault. In: GROS, Frédéric. (Org.). Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editorial, 2004a.

GROS, Frédéric. Situação do curso. In: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. ,São Paulo: Martins Fontes, 2004b. p. 613-661.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O Sujeito da Educação – Estudos Foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 35-86.

ORTEGA, Francisco. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

ORTEGA, Francisco. Para uma política da amizade: Arendt, Derrida, Foucault. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

SARAIVA, Karla; VEIGA-NETO, Alfredo da. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 187- 201, mai./ago. 2009.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.